“Pretendo deixar meu legado construindo um grande hospital em Itapetim”; disse Aline Karina


 A gestora informou que os projetos deixados pelo ex-gestor Adelmo, estão sendo executados entre eles demandas de pavimentação de ruas, tanto na sede quanto nos distritos.

Fazendo uma avaliação dos 100 dias de sua gestão nesta terça-feira (08/04), no Programa Jornal da Cultura na Rádio FM 94,7, a prefeita do município de Itapetim Aline Karina acompanhada do vice-prefeito Chico de Laura, falaram sobre as demandas administrativas nas diversas áreas da gestão.

“Estamos intensificando as obras no Distrito de São Vicente, entre construção de escola, melhorias nas praças, abrigo, iluminação e pavimentação”, disse.

Sobre novos projetos a prefeita Aline, adiantou que estar trabalhando para realizar a obra que representará seu legado em quanto gestora: a construção de Hospital.

“Tenho pensado muito em atendimentos em saúde de qualidade para todos. Pretendo construir um hospital que comporte as demandas do município de Itapetim. Estamos buscando os recursos, para que no final do nosso mandato possamos deixar um legado registrado na história do município”, frisou a gestora.

Durante a entrevista a prefeita destacou ações na educação, agricultura, assistência social, apoio as mulheres, cultura esporte e lazer.

Candidatura de Adelmo

Questionada a prefeita e o vice, asseguraram que o Pajeú ganhará muito com Adelmo Moura sendo deputado estadual.

“Adelmo, administrou Itapetim como se fosse sua casa. A prova é que recebemos o município com tudo funcionando e projetos encaminhados, a exemplo as construções de calçamentos que atendem da sede aos distritos do município”, ressaltou a prefeita Aline.

Já o vice Chico de Laura, chamou atenção para o ganho regional sendo Adelmo eleito deputado.

“Itapetim ganhará muito. O Pajeú e outras regiões ficaram fortalecidas tendo Adelmo deputado. Pois, ele conhece bem a realidade do nosso sertão”, defendeu Chico.

Comemoração dos 100 dias

Os resultados dos cem dias de governo serão apresentados a população no próximo sábado, 12 de abril, em um evento especial a partir das 19h, na Praça Poeta Rogaciano Leite, no centro da cidade.

“Quero convidar a todos munícipes e imprensa, pois, vamos apresentar os resultados alcançados dos trabalhos da gestão. Na ocasião, vamos divulgar as atrações das festividades do São Pedro de Itapetim. Espero todos vocês”, finalizou reforçando o convite a prefeita Aline Karina.

 Por: Marcos Lima/Jornalismo da Cultura/Marcelo Patriota    


Irmãos se ferem gravemente em violenta briga com foices na zona rural de Serra Talhada


 Dois irmãos se envolveram em uma violenta briga na madrugada desta quarta-feira (09), na zona rural de Serra Talhada. Ambos foram hospitalizados com ferimentos graves causados por golpes de foice. O caso aconteceu na Fazenda Canacista e mobilizou equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

De acordo com as primeiras informações, José Rildo Herculano e Francinaldo Moreira Herculano iniciaram uma briga e acabaram se armando com foices, trocando golpes em um confronto que por pouco não terminou em tragédia.
José Rildo sofreu um corte profundo no couro cabeludo, enquanto Francinaldo teve o antebraço direito gravemente atingido, com fratura exposta, além da amputação de dedos da mão esquerda. Ele ainda apresentava ferimentos na palma da mão direita.
O SAMU foi acionado por volta da meia-noite e realizou atendimento pré-hospitalar no local, onde constatou que Francinaldo encontrava-se consciente, orientado, com sinais vitais estáveis. A equipe realizou curativos compressivos, administrou medicamentos e forneceu suporte respiratório com oxigênio antes de encaminhá-lo ao Hospital Eduardo Campos (HEC), em Serra Talhada.
Ambos os irmãos foram removidos à unidade hospitalar e permanecem sob observação médica. A Polícia Militar também foi acionada e compareceu ao local para prestar apoio à ocorrência. As circunstâncias que motivaram o confronto entre os irmãos ainda estão sendo apuradas pelas autoridades locais.
Fonte: Blog de Cauê Rodrigues

Prefeitos da região destacam balanço dos primeiros 100 dias de gestão


 Com o marco dos 100 primeiros dias de mandato se aproximando, no próximo dia 10, prefeitos da região têm ocupado espaço na imprensa para apresentar um balanço das ações iniciais de governo. Em comum, os gestores buscam destacar avanços, mas adotam discursos diferentes ao tratar dos legados deixados por seus antecessores.

Em Tabira, o prefeito Flávio Marques tem apontado realizações no início da gestão, mas também tem feito críticas à situação administrativa herdada da ex-prefeita Nicinha Melo. A mesma linha é seguida por Pollyana Abreu, em Sertânia, e Fredson Britto, em São José do Egito. Ambos têm apresentado ações e metas cumpridas, mas não poupam questionamentos à condução anterior dos prefeitos Evandro Valadares e Ângelo Ferreira, respectivamente.

Já a prefeita Aline Karina (Itapetim) e Wamberg Gomes (Carnaíba), que assumiram a prefeitura, seguem em outra direção. Ambos têm reforçado o discurso de continuidade e valorização do legado dos ex-prefeitos Adelmo Moura e Anchieta Patriota. O foco tem sido apresentar as ações como parte de um processo de continuidade administrativa e política.

A marca dos 100 dias costuma ser simbólica na política, servindo como primeiro termômetro da gestão. Nos próximos dias, os gestores devem intensificar a comunicação com a população para reforçar o posicionamento político adotado nesse início de mandato.

Debate

O prefeito de Afogados da Ingazeira, Sandrinho Palmeira, do PSB, faz avaliação dos cem dias do seu governo 2.0 quinta, dia 10, no Debate das Dez do programa Manhã Total. Claro, além da pauta administrativa, trata da pauta política e das articulações em torno de 2026 e 2028.

Via: Nill Júnior

Fraude na cota de gênero pode derrubar chapa do PODEMOS em Matureia.


 Na cidade de Matureia, interior da Paraíba, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anulou, no ano passado, o registro de candidatura da vereadora Jaciara, do partido PODEMOS, após constatar que ela não possuía filiação partidária válida no momento da inscrição. 

A decisão transitou em julgado e foi remetida à Comarca de Teixeira-PB, onde o juiz responsável determinou a anulação dos votos recebidos pela candidata, impactando diretamente a composição da chapa do PODEMOS.

Com a exclusão dos votos de Jaciara, tornou-se evidente que a legenda não cumpriu a cota mínima de gênero exigida pela legislação eleitoral. Desde dezembro, os vereadores eleitos pelo partido vêm sendo intimados para apresentar defesa. Contudo, o andamento do processo enfrentou atrasos devido à dificuldade em localizar a vereadora Lita de Assis Formiga, que só foi encontrada recentemente após oTRE solicitar  do Ministério Público a indicação de seu endereço.

A morosidade no andamento do caso também foi agravada pela ausência de um juiz titular na Comarca de Teixeira-PB, desde a saída do Dr. Carlos Gustavo. Somente na última quinta-feira, 03 de abril, um novo juiz assumiu a titularidade da comarca e deu andamento ao processo, que agora está concluso para decisão.

A fraude na cota de gênero foi confirmada pelas instâncias da Justiça Eleitoral. O TSE indeferiu o registro de candidatura de Jaciara, ao constatar a ausência de filiação partidária válida. Em seguida, o TRE-PB anulou os votos recebidos pela candidata, reconhecendo a fraude e o consequente descumprimento da cota de gênero pela chapa do PODEMOS em Matureia.

Com a irregularidade comprovada, e diante do entendimento já consolidado em casos semelhantes no país, a expectativa é de que toda a chapa do PODEMOS em Matureia-PB — composta pelos vereadores Ariano Dantas, Carrin de Deca e Jacks de da Paz — seja cassada.

Nesse cenário, devem assumir as vagas os suplentes: Joacil dos Correios e Romero Firmino, do Republicanos, e a vereadora Luana Gomes, do MDB.

Em todo o Brasil, casos de fraude à cota de gênero têm resultado na cassação de chapas completas, reforçando que não há margem para irregularidades nesse aspecto da legislação eleitoral. Em Matureia, a decisão dos tribunais eleitorais já deixou clara a gravidade da infração cometida. As informações são do site Política Para Quem Gosta.

Polícia apreende duas motos fazendo barulho, em São José do Egito

A Polícia Militar intensificou as operações nas cidades de abrangência do 23º Batalhão e tem mostrado diariamente resultados significativos, somente no domingo (06), duas motocicletas foram apreendidas na terceira maior cidade do Pajeú. O motivo das apreensões, perturbação de sossego.

A realizar rondas pelo Centro de São José do Egito, a guarnição se deparou com uma mulher conduzindo uma motocicleta com o cano de escape com descarga livre, causando um barulho excessivo, perturbando o sossego da população. Ao ser abordada, constatou-se, ainda que ela não possui CNH.

No mesmo dia, um pouco mais tarde, os policiais encontraram outra moto com o cano de escape com descarga livre, causando um barulho excessivo, e também perturbando o sossego da população, essa era guiada por um homem que não tinha CNH.

Nos dois casos, os envolvidos junto com as motos foram encaminhados à DP local, para serem tomadas as medidas cabíveis.

 Fonte: blog do Erbi

Jovem morre ao perder controle de moto na PE-329, na entrada de Lagoa da Cruz, em Quixaba


 Um jovem morreu, na noite deste sábado (05/04), ao se envolver em um acidente na PE-329, no trecho que liga Quixaba, no Sertão do Pajeú, ao distrito Lagoa da Cruz, na zona rural do município. A vítima foi identificada como Felipe Alves.

Segundo informações, o jovem guiava uma motocicleta e teria perdido o controle do veículo nas proximidades da Escola Estadual Tomé Francisco da Silva. Essa área fica bem na entrada de Lagoa da Cruz.

Felipe Alves não resistiu aos ferimentos e morreu no local, antes da chegada do socorro.

O jovem residia no distrito de Lagoa da Cruz, em Quixaba, era muito conhecido na região e amava futebol e a cultura.

Fonte: Blog Aryel Aquino

Crueldade: Animal usado por Maria da Carroça para trabalho é morto a tiros na cidade de Patos


 

Informações repassadas à redação do Polêmica na manhã deste sábado, dia 05 de abril, dão conta que o burro pertencente à Maria da Carroça, que é bastante conhecida na cidade de Patos, foi morto a tiros.

Maria da Carroça, que reside no Bairro Dona Milindra, havia deixado o animal em um local nas proximidades como sempre faz, mas, na manhã deste sábado, encontrou o animal morto a tiros que foram disparados na cabeça do burro.

O animal é usado para a atividade de tração da carroça usada por Maria para as suas atividades de trabalho diário. A morte do animal causou revolta na comunidade e pode ter sido um recado macabro.

Matar um cavalo é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (Lei n.º 9.605/1998). A lei prevê pena de detenção e multa.

Fonte: Polêmica Patos

Vereador de São Jose do Egito sofre acidente na Paraíba


 Vereador Gerson Souza sofre acidente Automobilístico na BR 104 entre o Trevo de Boa vista entrada para Campina Grande-PB, o parlamentar esta ido a João Pessoa para um retorno médico. Segundo relatos de Gerson ao blog a pista estava molhada, perdeu o controle e bateu de frente a um caminhão que vinha na pista contrária.

Gerson Souza estava com seu filho e uma assessora , todos passam bem, os danos apenas materiais.

Gerson Sousa Silva, já concorreu ao cargo de vereador por 7 vezes, em 2024 foi reeleito para seu o 5º mandato, obtendo 563 votos. Foi secretário de Agricultura de 2020/2024, onde acumulou a Secretaria de Infraestrutura de 2023/2024.

Fonte; Blog do Marcelo Patriota

Adelmo diz que para ter viabilidade, candidatura tem que largar com 25 mil votos do Pajeú


O pré-candidato a Deputado Estadual Adelmo Moura, do PSB, disse ao Debate das Dez do programa Manhã Total, da Rádio Pajeú, respeitar os casos isolados onde há gestores que poderão optar por outro projeto para Estadual em 2026.

Animado depois do abono de João Campos quando esteve em Afogados da Ingazeira, Adelmo falou na busca de unidade e alianças que garantam seu mandato, avaliando ter como uma meta para largar da região 25 mil votos, para em seguida buscar votos em outras áreas, citando Recife e outras regiões.

Sobre os prefeitos que já sinalizaram apoio a Diogo Moraes, Adelmo disse respeitar as posições. “São questões que demandam lá de trás, além de na politica ter quem goste e quem não goste de você. Alguns não são mais reversíveis. Só em 2030 quando virem o trabalho e a presença”.

Adelmo disse que ser da terra favorece a defesa das grandes causa da região como fez José Patriota. “O Deputado vai ter que defender o funcionamento do IPA, que vive fechado, do ITERPE com regularização das terras, o Centro de hemodiálise par Afogados, o IML regional. São muitas coisas que o Deputado na região vai estar na ALEPE defendendo”.

Disse que o projeto de redistribuição do ICMS foi implantado por Raquel mesmo com opositora. “Imagina com o apoio do estado. O povo não pode se contentar apenas com emenda, não. Precisa de um deputado que brigue para indústrias se instalarem. Se tem um deputado de outra região, ele vai pensar na região dele, com todo respeito.”

Ao fim, disse respeitar as posições, mas acrescentou que vai mesmo nas cidades onde líder socialista não o apoiar. “Vou atrás dele também”, disse.

Mulher vítima de acidente é encontrada morta na zona rural de Desterro nesta terça-feira (01/04).


 O sinistro aconteceu na noite desta segunda-feira (31/03) nas imediações do campo de futebol no Sítio Poço do João, município de Desterro PB. 

A vítima inicialmente identificada por Iolanda (Lolôca), segundo populares, a mulher residia na região do Sítio Pedra Atravessada e vinha de Itapetim-PE onde trabalhava. As primeiras informações é que provavelmente a mulher tenha perdido o controle da moto e caído na margem da estrada vicinal que liga Desterro PB à Itapetim-PE onde veio a óbito. 

Por volta de 11h o Núcleo de Medicina e Odontologia Legal de Patos esteve no local para remover o corpo.

Fonte: TV Nordest2

Blog j.campos

“Pretendo deixar meu legado construindo um grande hospital em Itapetim”; disse Aline Karina

  A gestora informou que os projetos deixados pelo ex-gestor Adelmo, estão sendo executados entre eles demandas de pavimentação de ruas, tan...