Itapetim: Diga NÃO aos fogos de artifício com barulho

 

Um seguidor relatou ao blog que muitos animais estão sofrendo gravemente, ficando nervosos, agitados e assustados com o barulho de bombas e fogos de artifício.

É importante lembrar a toda a população que Itapetim possui uma lei municipal que proíbe a soltura de fogos de artifício com estampido (barulho).

O barulho excessivo causa pânico, estresse extremo, riscos de fugas, acidentes e até paradas cardíacas nos animais, que possuem a audição muito mais sensível que a nossa.

Cantor Caririzeiro Artuzinho do Acordeon sofre acidente após show e escapa sem ferimentos

O cantor e sanfoneiro Artuzinho do Acordeon, natural de Monteiro, no Cariri paraibano, passou por momentos de tensão na noite do último domingo ao retornar de uma apresentação na cidade de Arcoverde, em Pernambuco.

O veículo em que o artista viajava colidiu com um boi que estava solto na rodovia, causando danos significativos na parte dianteira do automóvel. Apesar da força do impacto, ninguém ficou ferido.

Além de Artuzinho, estavam no carro sua mãe, seu padrasto e um integrante da banda. Todos saíram ilesos, sendo registrados apenas prejuízos materiais.

Após o acidente, o cantor compartilhou um vídeo nas redes sociais mostrando os estragos causados pela colisão e agradecendo pelo livramento. Em seu relato, destacou a importância de todos terem saído bem da situação.

O caso também reacende o alerta sobre os riscos provocados por animais soltos nas rodovias, problema que continua sendo uma das principais causas de acidentes em diversas regiões do Nordeste.

Felizmente, o episódio terminou apenas com danos materiais e um grande susto para o artista e sua equipe.

Com o Cariri de verdade 

Tragédia em Itaporanga: Menino de 5 anos morre engasgado com pedaço de tapioca


 Uma tragédia abalou a cidade de Itaporanga na noite desta segunda-feira (22). Um menino de apenas 5 anos morreu após se engasgar com um pedaço de tapioca enquanto se alimentava.

De acordo com as primeiras informações, a criança, identificada como Miguel, que era autista, passou mal durante a alimentação. Familiares ainda tentaram prestar os primeiros socorros, mas não conseguiram reverter a situação.

Miguel foi socorrido às pressas e encaminhado ao Hospital Distrital de Itaporanga, onde recebeu atendimento médico imediato. Apesar dos esforços da equipe de saúde, a criança sofreu uma parada cardiorrespiratória e, infelizmente, não resistiu, vindo a óbito minutos depois.

O caso gerou grande comoção entre familiares, amigos e moradores da cidade. As circunstâncias do ocorrido deverão ser apuradas pelas autoridades competentes.

Piancó Mil Grau

ITAPETIM AVANÇA NAS METAS DO SELO UNICEF


 O município de Itapetim (PE) segue fortalecendo o compromisso com a garantia dos direitos de crianças e adolescentes por meio do cumprimento das metas e ações do Selo UNICEF. Entre as entregas realizadas no mês de junho, destaca-se a assinatura do Decreto de Priorização da Agenda Transversal de Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes pela prefeita Aline Karina.

A iniciativa reafirma o compromisso da gestão municipal com o planejamento, a integração e o fortalecimento das políticas públicas voltadas à infância e à adolescência, promovendo ações intersetoriais nas áreas de saúde, educação, assistência social, proteção e participação cidadã.

As ações vêm sendo acompanhadas e articuladas pelo articulador municipal do Selo UNICEF, Diego Nunes, em parceria com as secretarias municipais, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e demais atores da rede de proteção, fortalecendo o trabalho conjunto em favor da infância e da adolescência.

Com mais essa importante entrega, o município reforça seu empenho na construção de um futuro com mais oportunidades, proteção e qualidade de vida para todas as crianças e adolescentes de Itapetim.

Dois acidentes deixam vítimas em estado grave na região de Cajazeiras


 Dois acidentes registrados na tarde deste sábado (20) na região de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, deixaram vítimas em estado grave. As ocorrências aconteceram na BR-405 e na PB-393 e mobilizaram equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e do Corpo de Bombeiros.

O primeiro acidente foi registrado na BR-405, no trecho entre os municípios de São João do Rio do Peixe e Marizópolis. Segundo as primeiras informações, duas pessoas sofreram uma queda de motocicleta. Uma das vítimas foi socorrida em estado considerado delicado e encaminhada ao Hospital Regional de Cajazeiras (HRC).

Enquanto retornava desse atendimento, uma Unidade de Suporte Avançado (USA) do SAMU se deparou com um segundo acidente, desta vez uma colisão frontal entre dois carros na PB-393.

De acordo com as informações iniciais, em um dos veículos estavam um homem e uma criança. No outro, viajavam um casal. Todas as vítimas foram socorridas por equipes do SAMU, com apoio do Corpo de Bombeiros, e encaminhadas ao Hospital Regional de Cajazeiras.

As circunstâncias dos dois acidentes serão investigadas pelas autoridades competentes. Até a publicação desta reportagem, o Hospital Regional de Cajazeiras não havia divulgado o estado de saúde atualizado das vítimas.


Patos Online/Diário do Sertão

Cinco pessoas ficam feridas após capotamento na rodovia do Aeroporto de Serra Talhada


 Mais um acidente foi registrado na rodovia que liga o Aeroporto de Serra Talhada ao centro da cidade. Nesta quinta-feira (18), cinco pessoas ficaram feridas após o capotamento de um veículo de passeio, que vinha de São Paulo com destino ao município de Calumbi, Sertão do Pajeú.

O acidente ocorreu por volta das 20h50, e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado. Os socorristas agiram rápido e conduziram as vítimas para o Hospital Eduardo Campos (HEC). Todas conscientes e orientadas.

A reportagem do Farol de Notícias apurou que entre as vítimas tinham dois idosos, na faixa etária entre 60 e 79 anos. Além de uma mulher na faixa de 40 anos e duas crianças: uma de 4 anos e outra de 14. A criança de 4 anos se encontrava na cadeirinha, que impediu ferimentos mais graves.

A reportagem também apurou que a família vinha visitar parentes, e a condutora utilizava o GPS, que acabou conduzindo à estrada do aeroporto. O capotamento foi exatamente na curva antes do aeroporto, sentido Floresta e Serra Talhada, quando perdeu o controle do veículo. A criança de 14 anos teve um ferimento na cabeça e foi avaliada por um cirurgião. Todos foram atendidos na emergência do HEC.

Ex-servidor da UFRB é condenado após amputar o próprio pé para tentar fraude de R$ 1,5 milhão


  Um ex-servidor da UFRB (Vanderley dos Santos Gomes, então com 26 anos) teve a condenação mantida pelo TJ-BA por fraudar seguros ao provocar a amputação do próprio pé direito.

 Ele tentava receber R$ 1,5 milhão em indenizações de quatro seguradoras (Allianz, Zurich, Tokio Marine e Sompo), contratadas semanas antes do episódio, em 2019.

 O homem alegou ter sido sequestrado e atacado por criminosos na zona rural do Recôncavo baiano.  A farsa caiu porque ele não sabia dar detalhes do crime, seus pertences "roubados" foram achados perto do local da amputação e o intervalo entre os contratos dos seguros e o incidente era suspeito.

 Sem mais recursos, ele foi condenado a dois anos de reclusão por fraude securitária. A pena de prisão foi convertida em medidas alternativas (regime aberto).


Carro abandonado em ribanceira na Serra do Teixeira surpreende equipes de resgate


 Um fato inusitado chamou a atenção na manhã desta quarta-feira (17) na Serra do Teixeira, na Região Metropolitana de Patos. Equipes do Patos Locações e da HE Reboques, que trabalhavam na retirada de chapas de ferro de um acidente ocorrido no último dia 10 de junho, se depararam com uma nova ocorrência no exato local do serviço.

A equipe havia encerrado as atividades por volta da meia-noite de terça-feira (16) e, ao retornar ao trecho por volta das 6h30 de ontem, encontrou um veículo caído em uma ribanceira às margens da rodovia.

Trata-se de uma Volkswagen Saveiro branca, ano 2015, com placa QF12C16, registrada no município de Tabira (PE). O automóvel estava completamente abandonado e, até o momento, não havia vestígios de vítimas ou feridos no local.

A Polícia Militar da Paraíba foi acionada e esteve na área realizando os primeiros levantamentos. De acordo com as autoridades, ainda não há registro de roubo ou furto relacionado ao veículo, e o mistério sobre como o carro foi parar ali segue sob investigação.

Teixeia1

Menino de 11 anos desenha o próprio álbum da Copa no Sertão da Paraíba: ‘Tenho paixão pelo futebol’


 O estudante Pedro Martins, de 11 anos, chamou a atenção na internet ao desenhar o próprio álbum de figurinhas da Copa do Mundo. Morador de Sousa, no Sertão da Paraíba, o menino criou manualmente as páginas e os jogadores, unindo a paixão pelo futebol ao talento para o desenho.

Aluno do 6º ano, Pedro sempre foi apaixonado por futebol e por desenho. Sem ter um álbum tradicional, ele decidiu produzir o seu próprio, utilizando papel, lápis e muita criatividade.

“Eu sempre gostei de desenhar e desenho desde os três anos de idade”, contou o estudante.

O menino disse que a inspiração veio da paixão pelo esporte. “Eu tenho paixão pelo futebol e pela Copa do Mundo”, afirmou.

O trabalho chamou a atenção da professora de Língua Portuguesa, Jaerly Rolim, durante uma aula. Ao perceber que o aluno desenhava algo no caderno, ela pediu para ver o material e se surpreendeu.

“Quando ele me mostrou o álbum que estava fazendo, eu achei muito lindo. Parabenizei pela criatividade”, relatou a professora. Durante a conversa, Pedro revelou que sonhava em ter o álbum oficial da Copa, o que emocionou a educadora.

“Eu fiquei muito sensibilizada, não só pela ausência do álbum tradicional, mas também pela capacidade que ele teve de criar o seu próprio álbum, desenhando cada página, cada figurinha, os jogadores, com uma riqueza enorme de detalhes”, afirmou..

G1 PB

Quatro mulheres são resgatadas de casa de prostituição em situação análoga à escravidão, em Goaina


 Uma operação conjunta da Auditoria Fiscal do Trabalho, vinculada ao Ministério do Trabalho e Emprego, e da Polícia Federal resultou no resgate de 22 mulheres submetidas a condições degradantes em estabelecimentos ligados à exploração sexual nos estados de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte.

Em Goiana, na Zona da Mata Norte pernambucana, quatro vítimas foram encontradas em situação caracterizada como trabalho análogo à escravidão. As investigações revelaram a existência de uma estrutura organizada que mantinha casas de prostituição sob o comando de uma mesma proprietária, com a administração compartilhada entre familiares.

Segundo os órgãos responsáveis pela apuração, as trabalhadoras eram submetidas a um sistema de endividamento contínuo. Gastos com alimentação, itens de higiene, vestuário, procedimentos estéticos e outros serviços oferecidos pelos próprios responsáveis eram cobrados por valores elevados, dificultando qualquer possibilidade de quitação.

Em diversas situações, os ganhos obtidos pelas mulheres eram absorvidos por essas cobranças, mantendo-as presas ao esquema. Também havia metas de venda de bebidas e petiscos, acompanhadas de penalidades financeiras para quem não atingisse os resultados exigidos.


As vítimas relataram ainda uma rotina marcada por longas jornadas, com permanência obrigatória nos estabelecimentos durante grande parte do dia e da noite, aguardando clientes mesmo quando não estavam realizando programas.


Com o Portal de Prefeitura

Homem que teve o corpo queimado em Coremas morre após quase sete meses internado


 Morreu nesta terça-feira (16) o homem que sofreu um ataque e teve cerca de 70% do corpo queimado, em Coremas, no Vale do Piancó, após passar aproximadamente sete meses internado.

O crime ocorreu no dia 22 de novembro de 2025, quando a vítima, identificada como Tam, dormia em um calçadão de uma praça. Na ocasião, um homem jogou gasolina sobre ela e, em seguida, ateou fogo.

Desde então, Tam enfrentava graves sequelas provocadas pelas queimaduras e permaneceu internado durante todo esse período, lutando pela vida. No entanto, não resistiu às complicações decorrentes dos ferimentos.

O suspeito foi preso poucas horas após o crime e, inicialmente, respondia por tentativa de homicídio. Com a morte da vítima, o caso poderá ser reclassificado para homicídio consumado.

Diamante Online

Morre o Ingazeirense Roberto Moraes


Faleceu, há pouco, no Recife, o advogado eleitoral Roberto Morais, no Hospital Unimed, após enfrentar complicações decorrentes de uma isquemia medular. A informação foi trazida em primeira mão pelo Blog do Magno.

Ele estava com problemas na bexiga e no pulmão e não resistiu aos procedimentos médicos. Roberto teve destacada atuação na área jurídica e chegou a integrar o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) como desembargador pelo quinto constitucional destinado à advocacia. Ele era irmão do desembargador Bartolomeu Morais.  

Há um mês, foi homenageado no I Congresso do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco, “reconhecimento à sua marcante trajetória no Direito Eleitoral pernambucano, como grande advogado eleitoralista, ex-Desembargador do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco e membro fundador do IDEPPE, instituição da qual é referência histórica e verdadeiro decano”. 

Ao longo de décadas de atuação, Dr. Roberto Morais construiu uma história pautada pela integridade, pela firmeza de princípios, pela lealdade à advocacia e pelo compromisso com a democracia e com as instituições. Sertanejo de origem e de essência, sempre honrou suas raízes com simplicidade, grandeza humana e espírito público, tornando-se figura admirada e respeitada por toda a comunidade jurídica pernambucana.

Blog Nill Júnior


Itapetim: Palhoção Junino é aberto com grande público e valorização da cultura local


foto: Wallisson Lima

 Teve início neste domingo (14/06) a abertura oficial do tradicional Palhoção Junino, dando o pontapé inicial ao Circuito Junino de Itapetim. A primeira noite de festividades foi marcada por muita animação, arrasta-pé e pelo resgate das tradições nordestinas, reunindo a comunidade e diversas autoridades locais.

A programação de estreia contou com os shows de Filipinho do Acordeon, Trio Baião de Três, Wanessa Messias e a dupla André & Léo, além da vibrante apresentação cultural da quadrilha junina Arretados do Forró, que encantou o público presente.

"Seguimos juntos celebrando o nosso Circuito Junino, valorizando os nossos artistas e fortalecendo a nossa cultura!", destacou a gestão municipal.

O Palhoção Junino se estenderá até o dia 23 de junho, prometendo apresentações de artistas da terra todas as noites, além de mostras culturais organizadas pelas escolas da rede municipal de ensino.



Foto: Wallisson Lima

 

Paraíba tem média de uma mulher estuprada por dia em 2026

Foto: Kemmido/Freepik

Pelo menos uma mulher é vítima de estupro por dia, na Paraíba, em 2026. De janeiro a abril, 79 casos foram registrados contra mulheres. Os dados são do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

O mês mais violento foi o de março, com 28 casos, seguido de abril, com 21 vítimas, janeiro com 20 e fevereiro, com 15 casos.

Em relação ao Nordeste, a Paraíba fica atrás da Bahia, que registrou, no mesmo período, 387 casos, Pernambuco, com 182 vítimas, Maranhão, com 127, Rio Grande do Norte e Ceará, com 102 e 101 vítimas respectivamente.

No mesmo período do ano passado, o número era ainda maior. De janeiro a abril de 2025, 85 mulheres foram vítimas de estupros na Paraíba.

Em relação a estupro de vulnerável, os números crescem exponencialmente. São, em média, três vítimas por dia na Paraíba, com 372 casos, no total, registrados nos quatro primeiros meses do ano de 2026.

G1 PB

 

Dois homens foram assassinados à tiros em Macéio-AL, sepultamento será nessa segunda(15) emSJEgito

Dois homens foram encontrados mortos neste sábado (13) em uma área de mata no município de Porto de Pedras, no Litoral Norte de Alagoas. As vítimas são da cidade de São José do Egito, e trabalhavam na construção civil em Alagoas. Rafael Feitosa Santos e Matheus Feitosa Ferreira, eram primos e moravam na zona rural da Terra da Poesia, na Serra dos Machados, ambos eram casados e deixaram filhos.  De acordo com informações da Polícia Militar, os homens foram localizados sem vida em uma região de difícil acesso.

Equipes do serviço de inteligência da corporação e do Comando de Policiamento Regional (CPR) foram acionadas e estiveram no local para acompanhar a ocorrência.

Imagens registradas na cena mostram uma das vítimas caída de bruços, enquanto a outra foi encontrada ao lado. As circunstâncias do crime ainda não foram divulgadas oficialmente.

Os institutos de Criminalística (IC) e Médico Legal (IML) foram acionados para os procedimentos cabíveis. O caso deverá ser investigado pela Polícia Civil. O velório está sendo no PASC e o horário de sepultamento às 16h dessa segunda-feira(15)  o blog foi informado. O Blog lamenta a perda precoce dos jovens e que Deus conforte as familías.

GazetaWeb.com

 

Itapetim: Diga NÃO aos fogos de artifício com barulho

  Um seguidor relatou a o blog  que muitos animais estão sofrendo gravemente, ficando nervosos, agitados e assustados com o barulho de bomba...