LUTO: Thaís Alves, Enfermeira do Hospital de Patos morre vitima de câncer aos 34 anos


Faleceu nesta segunda- feira, 29/04, no Complexo Hospitalar Regional de Patos a jovem Thaís Alves de Sousa Silva, aos 34 anos de idade, residente no bairro Liberdade, em Patos.

Thaís vinha lutando contra um câncer e no decorrer do seu tratamento foi acometida por um trombo, que agravou seu estado de saúde. Thais Trabalhava como enfermeira no próprio Complexo Hospitalar Regional.

Deixa viúvo o senhor Rildo Pires da Silva Júnior, com quem teve um filho: Júlio César Pires Sousa Silva, de 4 anos.

Será velada na Igreja Presbiteriana Independente, na Rua Enaldo Torres Fernandes, 732, no Jardim Queiroz, em Patos. Às 15h30min desta terça-feira, 30, acontecerá um culto fúnebre na igreja e às 16h30min o corpo será levado para Cemitério São Miguel, no Belo Horizonte, em Patos, onde será sepultado às 17h. Às informações são da Folha Patoense

Hospital de Patos emite nota e revela a causa da morte da técnica de enfermagem durante o plantão na unidade de saúde

Adriana Veras- Foto; Reprodução\ Redes Socais 

A direção-geral do Complexo Hospitalar Regional de Patos emitiu uma nota revelando a real causa da morte da técnica de enfermagem Josefa Adriana Veras da Silva, de 42 anos, ocorrido neste domingo (28) durante o repouso em seu plantão na unidade hospitalar.

Segundo a perícia técnica feita onde o corpo de Adriana foi encontrado, realizada pela polícia e equipe médica da unidade, constatou que não havia sinais de agressões externas e que o que houve foi uma autoadministração intravenosa do medicamento Rocurônio, um neurobloqueador, que é usado em cirurgias.

Confira a Nota:

É com grande pesar que a diretoria e funcionários do Hospital Regional de Patos se despedem da Técnica de Enfermagem, Josefa Adriana Veras da Silva, que na noite deste domingo (28) faleceu na unidade, durante seu plantão.

A perícia técnica feita no local, onde o corpo de Adriana foi encontrado, realizada pela polícia e equipe médica da unidade constatou que não havia sinais de agressões externas e que o que houve foi uma autoadministração intravenosa do medicamento Rocurônio, um neurobloqueador, que é usado em cirurgias.

Adriana era funcionária efetiva há 15 anos e sempre foi uma profissional exemplar, cumpridora de suas funções, responsável no trato com os pacientes e uma colega querida por todos. Estamos consternados com essa situação, mas muito gratos por tê-la tido como colega de trabalho e amiga por todos esses anos.

Aos familiares, com especial deferência seus filhos, nossos mais sinceros desejos de que permaneça na memória as lembranças boas e positivas da convivência com Adriana.

Patos, 29 de Abril de 2024
Direção Geral, Técnica e Administrativa do Complexo Hospitalar Regional Deputado Jandhuy Carneiro de Patos (CHRDJC)


Adriana Veras era funcionária efetiva do Hospital Regional de Patos Deputado Janduhy Carneiro, e do município de Patos, onde neste último atua Unidade Básica de Saúde (UBS) Rosinha Xavier. Ela era natural da cidade de Carnaíba, no estado de Pernambuco.

O corpo será velado no espaço da Master Digna, em frente à Câmara Municipal de Patos, no Bairro Belo Horizonte, e o sepultamento acontecerá na cidade de Princesa Isabel. Por: Airton Alves – Patos Verdade com Assessoria – CHRDJC

Homem é morto com golpes de faca e tiros; 6º homicídio em ST


 Serra Talhada registrou o sexto homicídio de 2024 na tarde deste sábado (27) no bairro Nossa Senhora da Conceição.

Um homem identificado como Antônio Carlos da Silva, de 47 anos, foi morto com disparos de arma de fogo e golpes de arma branca.

O caso aconteceu na Rua Lindinalva Nunes de Oliveira, próximo ao antigo Propac.

Diversas pessoas curiosas observavam o movimento em torno do local do crime.

Testemunhas relataram que o conflito com o suspeito iniciou por causa de uma dívida entre os envolvidos.

A reportagem do Farol de Notícias apura o caso junto com a Polícia Civil e Militar. Segundo as equipes, a vítima tinha passagem pela polícia por homicídio.

O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal.

Mulher é submetida a uma cesárea sem estar grávida no RN; caso está em investigação

(crédito: Reprodução/Pixabay)

 A Secretaria de Saúde do Rio Grande do Norte investiga o caso de uma mulher que foi submetida a uma cesárea sem estar grávida.

O caso ocorreu em Natal, no dia 18 de abril. A paciente, que já teve alta, chegou ao hospital transferida do interior com a indicação para procedimento cirúrgico, cartão de pré-natal preenchido e laudos de ultrassonografia.

Entretanto, após a cirurgia, a equipe médica teve acesso a um exame recente, que estava com um familiar, indicando que não havia gestação.

“A direção do hospital está produzindo um relatório interno sobre o caso, incluindo apuração sobre a motivação dos envolvidos. Ressalta-se ainda que o padrão de atendimento é de que toda paciente que chega à instituição é atendida pela equipe no pronto-socorro, que faz a avaliação e encaminha para o centro obstétrico, realizando demais exames quando necessário”, diz a Secretaria de Saúde, em nota enviado ao Correio.

Veja a nota da Secretaria de Saúde na íntegra:

A direção do Hospital Dr. José Pedro Bezerra informa que está apurando junto às equipes envolvidas, bem como as unidades de origem de encaminhamento e a de assistência pré-natal à paciente, as circunstâncias do caso.

A paciente, que já teve alta, chegou ao hospital encaminhada de seu município com a indicação de cesárea, pelo seu quadro clínico, com cartão de pré-natal preenchido e laudos de ultrassonografia, além de estar acompanhada por familiar, que também esteve no centro cirúrgico.

Após o procedimento, a equipe teve acesso a um exame recente, que estava em posse da familiar, indicando que não havia gestação.

A direção do hospital está produzindo um relatório interno sobre o caso, incluindo apuração sobre a motivação dos envolvidos.

Ressalta-se ainda que o padrão de atendimento é de que toda paciente que chega à instituição é atendida pela equipe no pronto-socorro, que faz a avaliação e encaminha para o centro obstétrico, realizando demais exames quando necessário. Via; Correio Brasiliense

Em Campina Grande; Médicos se confundem e operam perna errada de menina de 6 anos

Foto: João da Paz/Ascom/Divulgação

Uma equipe do Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande operou a perna errada de uma menina de seis anos de idade na noite desta quinta-feira (25). A mãe da criança foi quem percebeu o erro. Ela voltou para o centro cirúrgico ainda ontem para operar a perna correta. Os profissionais envolvidos no caso foram afastados pela diretoria da unidade hospitalar.

A menina deu entrada inicialmente no Hospital Universitário de Campina Grande, depois, foi transferida para a unidade que trata de emergências. Ela apresentava um quadro clínico de celulite infecciosa na perna esquerda e precisava passar por uma cirurgia invasiva para colocar pinos no local.

Ela foi levada ao centro cirúrgico e, ao sair, a mãe da criança se desesperou ao perceber que a perna direita é a que tinha sido operada, quando, na verdade, o problema estava na perna esquerda. A criança teve que voltar para o centro cirúrgico para ter a perna correta operada.

Pouco depois do erro ser identificado, o Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande emitiu uma nota de esclarecimento confirmando o afastamento de toda a equipe e determinando a abertura de uma sindicância para apurar o caso.

O diretor técnico do hospital, o médico Flávio Daniel, explicou que as investigações serão acompanhadas pelo Núcleo de Segurança do Paciente e pela Comissão de Ética Médica da instituição e que dará a assistência necessária à criança e aos seus familiares até o momento da alta hospitalar. Ás informações são do G1 PB.

 

Homem é preso em Patos com vários vídeos de sexo com crianças

Um homem foi preso suspeito de armanezar vários vídeos com cenas de sexo com crianças na manhã desta quarta-feira (24) na cidade de Patos, no Sertão da Paraíbano.

Ao Notícia Paraíba, o delegado João Ricardo informou que o suspeito armazenava o material por cerca de dois anos.

A polícia vai apurar se o homem utilizava o conteúdo para consumo próprio, se compartilhava nas redes sociais ou se os vídeos eram vendidos.

A identidade do homem não foi revelada e o caso segue sendo investigado.

 

A conta de luz vai ficar mais barata em Pernambuco; diz Neoenergia

A conta de luz do pernambucano vai ficar mais barata a partir da próxima segunda-feira (29). A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável por regulamentar o setor elétrico no Brasil, aprovou nesta terça-feira (23), uma redução média de 2,69% nas tarifas de energia elétrica da Neoenergia no Estado.

Essa é a primeira vez, em 11 anos, que se tem um reajuste negativo no Estado. Em exercícios anteriores, os consumidores vinham se deparando com uma disparada nos índices da conta de energia elétrica, inclusive com altas de dois dígitos. De acordo com a Aneel, o reajuste tarifário anual em 2022, por exemplo, foi de 18,98% para o Grupo A (consumidores de alta tensão). Em 2023, o aumento foi de 10,41%.

Os novos índices começam a vigorar a partir da próxima segunda-feira (29) para os 4 milhões de clientes da Neoenergia em Pernambuco. O reajuste vai variar de acordo com os segmentos de consumo. O índice médio anunciado pela Aneel foi de – 2,69%, mas para a baixa tensão, que inclui a maior parte dos clientes residenciais, o efeito médio será de – 2,63%. No caso dos clientes atendidos em alta tensão, como indústrias e comércio de médio e grande porte, a queda será de – 2,85%.

O que fez a conta cair

Segundo a Aneel, os fatores que mais contribuíram para a redução tarifária do reajuste foram a diminuição dos custos com aquisição e atividades relacionadas à distribuição de energia. A Neoenergia reforça que os serviços de distribuição de energia (denominada de Parcela B) sofreram uma redução de 4,40% e contribuíram para uma redução do índice final em – 1,39%.

Isso quer dizer que mesmo com a inflação do período, os custos de distribuição contribuíram para que o reajuste fosse menor. Os demais itens não gerenciáveis pela distribuidora (compra de energia, transmissão, encargos setoriais e itens financeiros), contribuíram em –1,30% no índice total.

Como a tarifa é composta 

Na composição da tarifa, os tributos (encargos setoriais e impostos) continuam tendo uma grande participação nos custos da tarifa de energia elétrica, representando 31,7% do total. A parte que compete à distribuidora apresenta o menor impacto. Do valor cobrado na fatura, 43,6% são destinados para pagar os custos com a compra e transmissão de energia.

A distribuidora fica 24,7% do valor pago pelos consumidores pernambucanos para cobrir os custos de operação, manutenção, administração do serviço e investimentos. Isso significa que, para uma conta de R$ 100,00, por exemplo, R$ 24,70 são destinados efetivamente à empresa para operar, manter e expandir todo o sistema elétrico nas 184 cidades atendidas pela distribuidora e na Ilha de Fernando de Noronha. Via Diário de Pernambuco

Tragédia no sertão paraibano: Colisão entre van que transportava estudantes e retroescavadeira, deixa mortos e feridos entre Paulista e São Bento

Foto reprodução 

Um grave acidente automobilístico aconteceu na noite desta segunda-feira, 22 de abril, em trecho da PB 293, que liga os municípios de Paulista a São Bento, no sertão da Paraíba. 

Conforme informações, uma van que transportava estudantes se chocou violentamente com uma retroescavadeira, que estava parada na pista, após apresentar problemas mecânicos. 

O automóvel era contratado pelos pais para levar as crianças até uma escola particular de São Bento

O Corpo de Bombeiros juntamente com ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), foram mobilizados para fazerem os resgastes das vítimas. 

O veículo transportava cerca de 20 pessoas. As vítimas que ficaram feridas estão sendo transportadas para o hospital Emerentina Dantas, na cidade de Paulista, próximo ao local onde aconteceu o acidente.

Informações preliminares, relatam que houve ao menos dois óbitos no local, além de várias pessoas feridas, ainda não há estimativas de quantas.

Uma das vítimas se trata de um menino de 11 anos, que é filho da Secretária de Saúde da cidade de Paulista. A outra vítima ainda não foi identificada. 

Fonte: Repórter PB





Caminhoneiro morre após perder controle da direção e capotar caminhão, na Serra do Teixeira.

 Os acidentes na PB 262, precisamente na Serra do Teixeira, estão cada vez mais comuns, principalmente envolvendo caminhões e carretas. O trecho da serra se tornou motivo de muita discussão e mobilização pedindo novas alternativas para o tráfego.

Na tarde deste domingo, dia 21 de abril, por volta das 13h30, um grave acidente envolvendo um caminhão carregado com baterias deixou uma vítima fatal no local.

Populares relataram que um caminhoneiro perdeu o controle da direção quando realizava uma das curvas sinuosas da serra. Em fração de segundos, o caminhão capotou e desceu em um desfiladeiro tendo danos na estrutura da cabine que esmagou o condutor.

Uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) ainda chegou a ser acionada e ir até o local, no entanto, averiguou que o caminhoneiro estava sem vida.

Ainda não se tem mais detalhes sobre origem da carga e nome da vítima.  

         Por: Jozivan Antero, Polêmica Patos

        

Homem é preso em flagrante após enviar R$ 50 mil dentro de caixa de cerveja para secretário da Fazenda de PE


 Um homem foi preso em flagrante, na quinta-feira (18), por tentar subornar o secretário da Fazenda de Pernambuco, Wilson de Paula, ao enviar cerca de R$ 50 mil em dinheiro dentro de uma caixa de cerveja. A prisão aconteceu em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife, e o caso foi divulgado pelo governo do estado na manhã desta sexta-feira (19).

Segundo a Secretaria de Defesa Social, o homem preso é representante de uma cervejaria que quer abrir uma filial no estado e, no dia anterior ao envio da caixa com o dinheiro para o secretário, participou de uma reunião com o governo de Pernambuco para negociar benefícios fiscais que o estado poderia conceder para a instalação da empresa, que não teve o nome divulgado.

  • A caixa de cerveja enviada para a casa de Wilson de Paula continha um pacote com várias cédulas, de diversos valores, somando R$ 49.996 ao todo;
  • A denúncia partiu do próprio Wilson de Paula, que comunicou o recebimento da caixa diretamente ao secretário estadual de Defesa Social, Alessandro Carvalho, e pediu apuração rigorosa;
  • O crime foi registrado como corrupção ativa;
  • “A Gestão Raquel Lyra condena e não vai tolerar nenhuma tentativa de atos de corrupção contra qualquer integrante do governo”.

inda de acordo com o governo, o homem foi levado para audiência de custódia. Como o nome dele não foi divulgado, não foi possível obter informações do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) sobre o resultado da sessão. Via: Júnior Campos

Na Paraiba; Açude rompe em Nova Palmeira.

Um açude de porte médio acaba de romper na Paraíba. A pequena represa fica localizada na cidade de Nova Palmeira, no interior do estado e colapsou na tarde desta sexta-feira (19), provavelmente em decorrência do alto volume de água acumulado.

Em decorrência do rompimento do açude, descarga abundante de água, que seguiu seu curso natural, desaguando na barragem Boqueirão, em Parelhas, no Rio Grande do Norte.

O rompimento do açude de Nova Palmeira acontece enquanto comunidades ribeirinhas próximas ao açude Engenheiro Avidos (Boqueirão de Piranhas), em Cajazeiras, enfrentaram novamente o temor de uma catástrofe devido a uma obra que já se estende há pelo menos quatro anos e dá sinais de dificuldade para conter o volume de água que se acumulou após as chuvas do último mês. Via Folha Patoense



Jovem de 20 anos é executado com 16 tiros na noite desta quarta-feira; em Patos PB



Em Patos, a violência continua a assombrar a cidade. Na noite de quarta-feira, 17 de abril, por volta das 19h00, no Bairro Sete Casas, na localidade conhecida como Cangote do Urubú, um jovem foi brutalmente executado. José Mirosmar Silva de Oliveira, de apenas 20 anos, foi alvejado com cerca de 16 tiros de arma de fogo.
Segundo testemunhas, dois homens chegaram ao local e abriram fogo contra o jovem. Infelizmente, José, que também estava armado, não teve tempo de reagir. Os disparos foram rápidos e certeiros.

A vítima havia comemorado seu aniversário no sábado anterior, 13 de abril, e era uma figura conhecida na comunidade. Seus familiares ficaram em choque ao ver o corpo estendido na via pública.

As equipes do 3º Batalhão de Polícia Militar (3º BPM) foram acionadas e isolaram a área, colhendo as primeiras informações sobre o homicídio. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também foi chamado e confirmou o óbito de José.

A cidade de Patos enfrenta mais uma tragédia. As autoridades continuam investigando o caso para identificar os responsáveis por esse ato de violência brutal. Às informações são do Patosonline

Mulher é presa após levar cadáver para sacar R$ 17 mil em banco

Uma mulher levou o corpo de um idoso a uma agência bancária de Bangu, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, para tentar fazer um empréstimo de R$ 17 mil em nome dele. Ela foi presa após funcionários do banco suspeitarem do caso.

Érika de Souza Vieira Nunes levou Paulo Roberto Braga, de 68 anos, que seria tio dela, para a agência bancária. Lá, os funcionários do banco suspeitaram do caso e resolveram filmar a situação.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) constatou que o idoso estava m0rto havia horas. O caso é investigado pela Polícia Civil. As informações são do G1.

Aos policiais, na delegacia, Érika afirmou que ela cuidava do homem, que seria tio da mesma. A informação ainda é verificada.

Nas imagens gravadas pelos funcionários do banco ela aparece segurando a cabeça do homem.

Em determinado momento, ela simula conversar com o idoso. “Tio, tá ouvindo? O senhor precisa assinar. Se o senhor não assinar, não tem como. Eu não posso assinar pelo senhor, o que eu posso fazer eu faço”, diz ela.

Durante o atendimento, a mulher ainda reclama do idoso, que lhe estaria lhe dando “dor de cabeça”. “Assina para não me dar mais dor de cabeça, eu não aguento mais”, diz.
Estranhando a situação, uma atendente do banco afirma: “Acho que ele não está bem”. Então, a mulher questiona se o homem gostaria de ir para uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA). “Ele não diz nada, ele é assim mesmo. Tio, você quer ir para o UPA de novo?”

O possível crime apurado, conforme a polícia, é de furto mediante fraude ou estelionato. Imagens de segurança serão checadas para verificar se outras pessoas participaram da ação. O Instituto Médico Legal (IML), para onde o corpo foi levado, deve ajudar a esclarecer o caso. Às informações são do Metrópoles 

Brasil lidera ranking de casos de dengue entre os países das Américas com mais de 80% de registros


 Até o momento, o Brasil tem mais de 3 milhões de casos de dengue registrados e 1,3 mil óbitos. De acordo com o biólogo Jubilut, mestre em Ciência e Tecnologia Ambiental e professor no Aprova Total, nos anos que aconteceu o El Niño houve uma explosão do número de casos de dengue – fenômeno também associado às mudanças climáticas e ao aquecimento do planeta.

“2023 foi o mais quente da história e os mosquitos adoram o calor. É nesse clima que se reproduzem, se alimentam e circulam mais. Além disso, temos visto chuvas mais fortes. E basta uma tampa de refrigerante com água parada para que a fêmea do mosquito deposite seus ovos”, explica Jubilut.

Um outro ponto que o especialista cita é a urbanização acelerada no Brasil, mas sem estrutura para tratamento de esgoto, água e lixo. “Além disso, temos cidades cada vez mais quentes – com concreto e asfalto – formando ilhas de calor, que também beneficiam a reprodução dos mosquitos”, aponta.

Somado a esses problemas, também há a falta de políticas públicas para lidar com a crise. A Organização Mundial da Saúde (OMS) emitiu, em janeiro de 2023, uma nota sobre a dengue e o risco de se tornar uma pandemia, por conta das mudanças climáticas. Todos os países foram avisados.

“Com essa informação, o Ministério da Saúde poderia ter tomado medidas como: antecipar a compra e aplicação das vacinas Qdenga. As vendas só foram autorizadas em março do ano passado e chegaram ao SUS em dezembro; Distribuição de verbas para estados e municípios lidarem com a crise; Construção de ambulatórios para atender casos graves”, reforça.

Homem procurado por crimes sexuais contra menores em dois Estados é preso no Grande Recife

 (Foto: Divulgação)

Procurado por crimes sexuais contra crianças, em dois Estados, um homem foi preso em Jaboatão dos Guararapes, no Grande Recife. 

Segundo a Polícia Civil,  mandados de prisão e  de busca e apreensão foram cumpridos em Prazeres.
 
Ele era alvo da polícia em Pernambuco e em Santa Catarina.
Ainda de acordo com a polícia, ele estava sendo procurado pelo crime de estupro de vulnerável, quando o ato é praticado contra menor de 14 anos. 

Além disso, o suspeito armazenava imagens de conteúdos pornográficos envolvendo crianças. 

E, segundo a polícia, a vítima do estupro de vulnerável é o próprio sobrinho do suspeito, de 8 anos. 
Segundo a delegada responsável pelas investigações, Cláudia Gonzaga, o criminoso praticou atos libidinosos com a criança. 

“”Não podemos detalhar como ocorreu o crime. Mas, confirmamos que ele (suspeito) praticou atos libidinosos com essa criança. E que também ele obteve imagens dessa criança despida. Os crimes foram praticados durante o ano passado. O próximo passo será o contato com as vítimas para obter o laudo pericial do celular que foi apreendido, onde estamos de posse, para seguimos nas investigações”, destacou a investigadora. 
 
Esse delito, de estupro de vulnerável, está previsto no artigo 217-A do Código Penal Brasileiro.
O suspeito foi preso após cumprimento de mandado de prisão temporária e foi encaminhado ao Centro de Observação Criminológica e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima, no Grande Recife, onde ficará à disposição da Justiça.

Ainda segundo a delegada Cláudia Gonzaga, os casos começaram a ser investigados após um alerta feito pela Polícia Federal em Pernambuco, que repassou informações para a Polícia Civil para que fosse instaurado um inquérito para investigar o suspeito. 
 
Os mandados também foram expedidos pela 3ª Vara de Criminal da Comarca de  Jaboatão dos Guararapes por causa de infrações previstas nos artigos 240 e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). 
Esses artigos tratam de armazenamento de imagens com conteúdo sexual envolvendo crianças e adolescentes. Fonte: Diario de Pernambuco

 

Um grave acidente foi registrado na tarde deste domingo (14) na PE-275 entre o Ambó e Brejinho; deixa uma vitima fatal


 Na tarde deste domingo (14), um grave acidente foi registrado na PE-275, entre o Ambó e Brejinho, próximo ao Clube Águas Douradas. Segundo informações preliminares, um homem, uma mulher e uma criança seguiam em uma motocicleta quando aconteceu a colisão com um carro.

Imagens compartilhadas nas redes sociais revelaram que a mulher teve parte da perna direita na altura do joelho arrancada, ocasionando um grande ferimento, a mulher chegou a ser socorrida mas faleceu ao da entrada no hospital. O homem também ficou bastante ferido e foi transferido para o HREC e não foi divulgado o estado de saúde do mesmo.

Já a criança de aproximadamente 2 anos sofreu apenas escoriações, segundo informações de populares.

As vítimas são moradoras da cidade de Brejinho e foram socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). Até o momento desta publicação, não havia informações sobre o estado de saúde delas.

As autoridades locais vão investigar as circunstâncias exatas do acidente. Por: João Paulo Pereira, com ás informações do Repórter do Sertão 

Banco Central lança moeda de R$ 5 em comemoração aos 200 anos da primeira constituição

Foto: Banco Central do Brasil

 O Banco Central do Brasil lançou nesta quinta-feira uma moeda comemorativa de prata, em alusão aos 200 anos da primeira constituição brasileira. O valor de face é de R$ 5 e a tiragem inicial é de três mil unidades.

A venda da moeda, destinada a colecionadores , será feita pelo site Clube da Medalha, da Casa da Moeda do Brasil. A primeira Constituição do país foi outorgada em 1824 pelo imperador D. Pedro I.

Na frente, a moeda apresenta o livro da primeira Constituição brasileira aberto com suas páginas retratadas em cor sépia, que representa a passagem do tempo. No reverso (parte de trás) está a figura do Congresso Nacional.

Esse tipo de lançamento é tradicional no BC. Na data comemorativa dos 200 anos da Independência do Brasil, por exemplo, foram lançadas moedas de R$ 2,00 e R$ 5, com símbolos nacionais.

Outros exemplos são moedas em alusão aos 25 anos do Plano Real ou aos Jogos Olímpicos e Paralímpicos no Rio de Janeiro (RIO 2016). No caso da moeda dos 200 anos da primeira Constituição brasileira o limite de tiragem é de 10 mil.

“O BC homenageia o Poder Legislativo, celebrando o bicentenário da primeira Constituição, que deu origem à Câmara dos Deputados e ao Senado”, afirma, em nota, Rodrigo Teixeira, diretor de Administração do BC. Via o Globo

Homem que teve pênis amputado pela ex-companheira reata com ela


 O frentista Gilberto Nogueira de Oliveira, de 39 anos, teve o pênis amputado pela companheira, a cozinheira Daiane dos Santos Farias, de 34. O crime foi motivado por uma traição do homem, que teve caso com a sobrinha da mulher, de 15.

Em momento de vingança, ela prendeu o órgão genital do parceiro em um elástico e usou uma navalha para cortá-lo. Na delegacia, a cozinheira confessou toda a trama e foi presa. Já o homem passou por uma série de cirurgias e ainda não está totalmente recuperado.

No entanto, houve uma reviravolta na história. À época do crime, no fim do ano passado, a vítima era taxativa em dizer que não perdoaria Daiane. Porém, segundo informações do colunista Ulisses Campbell, o casal reatou o relacionamento.

Na coluna True Crime, o jornalista revelou troca de cartas entre o casal. Conforme os registros, a primeira mensagem foi enviada por Gilberto, no dia 15 de março, que queria saber como Daiane estava.

O frentista achava que jamais receberia resposta. Porém, para sua surpresa, duas semanas depois, ele recebeu uma carta escrita de dentro da Penitenciária Feminina de Mogi Guaçu, onde a cozinheira aguarda julgamento.

Troca de cartas
Ao responder Gilberto, Daiane contou sentir “vergonha” de ter decepado o companheiro e relatou as condições deploráveis do cárcere.

“Estou usando duas calcinhas há dois meses. Não consegui um trabalho aqui na cadeia. Ainda bem, porque teria de tirar a roupa todos os dias para passar de uma ala para outra. A revista íntima é obrigatória. E não queria que as funcionárias do presídio soubessem que só tenho duas calcinhas”, revelou.

Daiane disse que dorme no chão de uma cela de dois metros quadrados ao lado de outras duas detentas que não tomam banho.

Na carta, afirmou nunca ter recebido visitas e que sente “muitas saudades” dos filhos, da casa, dos cachorros, dos gatos e, principalmente, de Gilberto. Ela pediu perdão e perguntou se ele estaria disposto a reatar o relacionamento.

Na resposta seguinte, Gilberto afirmou ter perdoado a mulher e se mostrou disposto a voltar. Na correspondência, ele manifestou o desejo de visitá-la na cadeia assim que for possível e também se propôs a arcar com as despesas de sua defesa, estipulada em R$ 40 mil.

Ao blog True Crime o homem revelou que decidiu voltar para Daiane porque a ama mais do que tudo.

“Se não tivesse tido relações sexuais com a minha sobrinha no dia do aniversário da minha companheira, nada disso teria acontecido. Daiane é uma mulher maravilhosa, amorosa, que me ama. Ela não merecia ser traída dessa forma. Foi exposta para todo o país. (…) Não me importo com o que os outros pensam. O que realmente importa é o que sinto por ela”, disse o homem.

Pênis não foi reimplantado
O crime aconteceu quando Gilberto e Daiana se preparavam para casar. Os dois mobiliaram uma casa em Atibaia, no interior paulista. Ela tem dois filhos de outro relacionamento; ele, um. Antes do Natal, Daiane descobriu que seu companheiro estava tendo um caso com sua sobrinha de 15 anos.

Com objetivo de se vingar, ela comprou uma lingerie e preparou a suíte para uma noite de amor. Enquanto o noivo estava na cama sem roupa, Daiane apagou a luz e amputou o órgão genital do homem.

Para evitar um eventual reimplante, ela jogou o pênis de Gilberto no vaso sanitário e acionou a descarga. Antes disso, tirou uma foto do membro do companheiro em suas mãos e postou no grupo da família de Gilberto no WhatsApp. Também atirou as chaves do carro dele pela janela, para dificultar o socorro.

Ainda em tratamento, Gilberto deveria passar por um procedimento para a retirada de pedras nos rins, mas não foi possível devido a uma infecção decorrente do golpe no ventre. Por outro lado, recebeu de presente de um médico urologista uma prótese peniana, que deverá ser implantada quando seus ferimentos estiverem totalmente cicatrizados. Com ás informações do Metrópoles 

Mães de Pernambuco consulta: saiba se tem direito e como consultar benefício


 Milhares de mães do Estado de Pernambuco buscam informações a respeito do programa ‘Mães de Pernambuco’ lançado pelo governo estadual recentemente.

É válido frisar que este programa é uma iniciativa destinada a beneficiar 100 mil mulheres em situação de vulnerabilidade econômica.

Essas mulheres receberão um auxílio mensal de R$ 300 para ajudar nas despesas domésticas e nos cuidados com as crianças.

O objetivo do programa é complementar a renda já recebida pelo Bolsa Família do Governo Federal, que atualmente é de R$ 700, garantindo assim uma renda mínima que tire essas mulheres da linha de extrema pobreza. O primeiro pagamento do Programa Mães de Pernambuco está programado para o dia 13 de maio.

Quem tem direito ao benefício?

Para ser elegível ao benefício, as mulheres devem estar cadastradas no Cadastro Único do Governo Federal e atender aos critérios estabelecidos pelo programa.

Isso inclui:

  • Morar em Pernambuco;
  • Ser beneficiária do Programa Bolsa Família e estar com o cadastro atualizado;
  • Ser responsável familiar;
  • Estar gestante, ser mãe ou responsável por criança de 0 a 6 anos (72 meses);
  • Não ter emprego ou renda formal.

Consulta

O programa não se destina apenas às mães de crianças, mas também a cuidadoras, como tias, avós, madrinhas, entre outras.

Para verificar se tem direito ao benefício, a mulher pode acessar o site www.maesdepernambuco.pe.gov.br e informar seu Número de Identificação Social (NIS) e data de nascimento.

O sistema realizará uma consulta ao banco de dados e indicará se ela tem direito ao benefício. Se for elegível, ela deverá clicar em “Aceito Participar” para se inscrever no programa.

Caso não consiga acessar o site do Mães de Pernambuco, a mulher pode procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo para obter informações e orientações.

Fila de espera

As mães ou responsáveis que estão na fila de espera pelo Bolsa Família devem aguardar a liberação do benefício para se tornarem elegíveis ao Programa Mães de Pernambuco.

A Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas, responsável pela execução do programa, atualiza o banco de dados a cada seis meses. Por: PE Notícias 

Chacina em Custódia: homem mata e toca fogo na mulher e duas filhas

  Um crime bárbaro foi registrado em Custódia, no Sertão do Moxotó. Um homem ainda não identificado matou a mulher e duas filhas no Sítio Sa...