Boletim de ocorrência revela detalhes do assalto à residência do ex-prefeito de Brejinho


 Detalhes sobre o assalto à residência do ex-prefeito de Brejinho, José Vanderlei, na tarde desta quarta-feira (28), foram revelados através do boletim de ocorrência registrado pela Polícia Militar. O efetivo do 23º BPM, durante patrulhamento, recebeu uma ligação telefônica relatando o roubo em andamento.

Segundo o relatório policial, dois homens, um deles armado com uma pistola, invadiram a casa do ex-prefeito, onde estavam presentes uma funcionária, o próprio ex-prefeito e sua esposa. O crime ocorreu por volta das 15h20, e durante a ação, um dos assaltantes apontava constantemente a arma em direção à funcionária, enquanto o outro tentava sufocar o ex-prefeito com um lençol, exigindo dinheiro.

Os criminosos afirmavam estar cientes de um determinado montante em dinheiro e, após subtraírem o que desejavam, deixaram as vítimas trancadas em um dos quartos da residência, sem comunicação. Em seguida, fugiram no carro da filha do ex-prefeito, uma Strada cor branca, levando também R$ 11.500,00 e dois celulares.

O veículo foi encontrado abandonado na estrada vicinal da Lage do Agostinho, a aproximadamente 4 km da cidade de Brejinho, por volta das 20h00, juntamente com os celulares das vítimas. A ocorrência foi repassada para a delegacia local, onde o carro foi apreendido e está à disposição para a realização da perícia criminal pelo IC.

O delegado plantonista informou que os celulares recuperados não foram apreendidos, pois estão muito contaminados e não seriam úteis para a perícia. No entanto, medidas estão sendo tomadas para identificar os autores do crime, incluindo a análise das imagens das câmeras de segurança da residência e das imediações, na tentativa de elucidar o caso.

Diligências estão em andamento para capturar os responsáveis por esse ato de violência.

Blog do Nill Júnior 

Jovem de 21 anos foi morto a tiros na noite desta terça-feira (27) em Patos-PB


 Um jovem de 21 anos, identificado como Klebson Gomes da Silva, mais conhecido como “Robinho”, foi morto a tiros na noite desta terça-feira (27), na Rua Fátima de Lourdes, no bairro de São Sebastião, em Patos.

Segundo as primeiras informações, o jovem estava na calçada de uma conveniência quando foi surpreendido por indivíduos que efetuaram vários disparos de arma de fogo.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado, mas infelizmente apenas constatou o óbito.

Até o momento, não se têm maiores detalhes sobre a autoria nem a dinâmica precisa do fato, mas acredita-se que o crime tenha ligação com a tentativa de homicídio na madrugada desta terça (27), no mesmo bairro, onde vitimou Edson de Almeida Lopes, um andarilho. Ele não corre risco de vida.

A Delegacia de Homicídios e Entorpecentes de Patos foi acionada e segue investigando o caso na busca de localizar os autores. Ás informações são da Folha Patoense 

Popó x Bambam: tetracampeão nocauteia ex-BBB em apenas 36 segundos

Foto: Mariana Lima/Fight Music Show 4

 Como esperado, o evento principal do Fight Music Show 4 durou menos que um minuto. Acelino Popó Freitas, quatro vezes campeão mundial de boxe, mostrou que não estava pra brincadeira e nocauteou Kleber Bambam, oficialmente com 36 segundos de luta.

Desde o início, o ex-campeão mundial foi com tudo pra cima e acertou uma bela sequência de socos que levou o ex-BBB ao solo pela primeira vez. Bambam até se levantou e tentou continuar lutando, mas não teve como.

Outra bela sequência de socos colocou Bambam novamente na lona e Popó foi declarado vencedor por nocaute técnico. Mesmo com a luta tendo tido um clima bastante tenso, o pós luta foi tranquilo entre as duas equipes, mas Popó aproveitou a entrevista para cutucar o rival.

"Deus escreve certo pelas linhas certas. Quatro dias atrás fez 24 anos que lutei aqui. Digo com toda humildade, com todo respeito ao Bambam, ele foi o responsável por essa casa estar cheia hoje. O que ele me provocou, ele me provocou demais. Tem que dar o mérito para ele. Ele foi o cara que fez todo o marketing, eu era a âncora ali só pra derrubar ele", disse o ex-campeão.

"Não sou seu amigo e nem quero ser seu amigo, você me desrespeitou muito. Você desrespeitou o boxe, o meu esporte. Me respeita, respeita minha família. Tenha certeza que essas porradas que você tomou aqui, me deu até as costas de tão frouxo que você é. Queria que você trocasse comigo. Você falou que era um foguete, foi um foguete frouxo, que voltou de ré", finalizou. via espn.com

LUTO: Faleceu aos 88 anos a SRª Cândida Maria dos Santos Moura (Dona Cândida) Mãe do prefeito Adelmo Moura


Faleceu na manhã desta quarta-feira (21), aos 88 anos, Cândida Maria dos Santos Moura, mais conhecida como Dona Cândida, mãe do prefeito de Itapetim, Adelmo Moura.

Adelmo estava em Brasília cumprindo agenda institucional quando recebeu a notícia e já está retornando para Itapetim.

Em uma emocionante mensagem nas redes sociais, o prefeito expressou sua profunda tristeza e dor pela perda da mãe querida.

"É com imensa tristeza e o coração dilacerado que comunico o falecimento da minha adorada e querida mãe, Dona Cândida, que nos deixou hoje", escreveu o prefeito em sua publicação.

Adelmo Moura destacou as qualidades singulares de sua mãe, descrevendo-a como uma mulher incrível, cheia de bondade, sabedoria e amor incondicional por todos ao seu redor. A partida de Dona Cândida deixou um vazio imensurável na vida da família, mas seu legado de amor e dedicação será eternamente lembrado com carinho.

"Sua presença era uma luz em nossos dias, e seu legado de amor e dedicação será sempre uma inspiração para nós", expressou o prefeito.

Em meio ao luto, Adelmo Moura ressaltou sua gratidão pelo apoio recebido de amigos, familiares e conhecidos. Ele agradeceu todas as mensagens de conforto e solidariedade que têm chegado até ele e sua família neste momento difícil.

"Que mamãe descanse em paz, e que possamos encontrar conforto na certeza de que ela está em um lugar melhor, olhando por nós lá de cima", concluiu Adelmo Moura em sua comovente mensagem.

O corpo de Dona Cândida está sendo velado na residência de seu filho, Argemiro Moura, no Sítio Clarinha, na saída para o Distrito de São Vicente. O sepultamento será realizado nesta quinta-feira (22), às 08h da manhã, no Cemitério João 23, em Itapetim. Por João Paulo Pereira, Reporte do Sertão

Adolescente morre após ser baleada na cabeça em confronto entre policiais e criminosos

Foto: Reprodução/TV Globo

 Uma adolescente de 13 anos morreu, na segunda-feira (19), após ser baleada na cabeça durante um confronto entre a Polícia Militar (PM) e criminosos no bairro de Afogados, na Zona Oeste do Recife. Vitória Maísa Martins de Souza foi socorrida, mas não resistiu aos ferimentos.

O crime aconteceu na Rua Turiacu, que fica na comunidade Vila São Miguel, na noite do sábado (17). Agentes do 12º Batalhão pediram apoio à Central de Operações após dois criminosos em uma moto atirarem contra os policiais, que não revidaram, segundo a PM. A dupla armada fugiu em seguida.

Um dos tiros atingiu a adolescente, que foi levada por policiais militares para a Policlínica Agamenon Magalhães, em Afogados. Depois, ela foi transferida para o Hospital da Restauração (HR), no bairro do Derby, na área central do Recife, onde morreu.

De acordo com a Polícia Civil, o caso é investigado como homicídio, as investigações foram iniciadas e "continuam até o esclarecimento total do ocorrido".

    O que diz a PM

Em nota, a Polícia Militar informou que:"O efetivo não foi atingido pelos disparos e continua realizando buscas a fim de encontrar e prender os suspeitos";

A população pode fornecer informações sobre o caso através do 190, como "características físicas dos suspeitos e do veículo utilizado na ação criminosa", sendo garantido o sigilo da identidade dos denunciantes, pois não há necessidade de se identificar;

O policiamento no bairro de Afogados é realizado por guarnições táticas durante 24 horas diariamente, além de rondas com abordagens do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati), operações policiais e motopatrulhamento. por G1 Pernambuco

Major e médico da PMPE assassina porteiro a tiros após espancar a esposa, e se mata

Foto: reprodução

Um homem que seria major e médico reformado da Polícia Militar está sendo acusado de assassinar a tiros o porteiro do edifício em que residia, em Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, para evitar que fosse denunciado à polícia por agredir a esposa. O crime aconteceu na noite de sexta-feira (16/2), por volta das 20h. Depois de matar o funcionário, o militar teria cometido suicídio.

O caso aconteceu no Edifício Monte Pascoal, localizado na Rua Tenente João Cícero, que foi cercada pela Polícia Militar por algumas horas enquanto os policiais tentavam negociar a rendição do militar. O  acusado teria 60 anos e o porteiro assassinado, José Washington de Santana, 53. O nome do militar seria Frederico Silveira e, segundo a PM, era major da reserva remunerada do quadro de Oficiais Médicos da PMPE.

Segundo informações de moradores do edifício, o porteiro teria sido morto porque ameaçou denunciar a agressão cometida contra a esposa do militar. A vítima foi surpreendida na portaria e morreu ainda sentada, com dois tiros disparados na cabeça. Testemunhas relataram que a face da vítima foi destruída com os tiros. Em seguida, o militar se escondeu em casa e se matou.

O MILITAR ESTARIA DROGADO, SEGUNDO RELATO DA ESPOSA

De acordo com a ocorrência policial – a qual a TV Jornal teve acesso -, o major reformado estava visivelmente embriagado e, segundo a sua esposa, fez uso de remédios de tarja preta (rivotril e stilnox – alucinógeno). A mulher contou, ainda, que o companheiro a teria agredido – quebrado seu nariz – e, por isso, fugiu de casa, juntamente com a filha, para se esconder na casa de uma vizinha.

No relato, a mulher diz acreditar que o marido achou que ela tinha descido e, nesse momento, teria matado o porteiro. Em seguida, o militar teria voltado para o apartamento até a chegada do BOPE (Batalhão de Operações Especiais da PM), que o encontrou com um tiro na cabeça.

Antes de se matar, o militar teria destruído os aparelhos celulares e atirado no notebook. O homicídio do porteiro, entretanto, teria sido filmado pelas câmeras de segurança do prédio,

As informações são extra-oficiais e ainda não foram confirmadas nem pela Polícia Militar nem pela Polícia Civil. As duas instituições apenas confirmaram as duas mortes, sem dar qualquer detalhe sobre o crime e suas razões. Mas nas redes sociais circulam diversas notícias e imagens do ocorrido.

Confira a nota da Polícia Civil:

“A Polícia Civil de Pernambuco informa que registrou no dia 16.02, através da Força Tarefa de Homicídios na Capital, a ocorrência de homicídio consumado, seguido de suicídio, no bairro de Boa Viagem, Recife. Um homem de 60 anos, portando uma arma de fogo, feriu um outro homem, este com 53 anos, que não resistiu e foi a óbito no local. Após o crime, o autor entrou em sua residência e cometeu o suicídio. Os corpos foram encaminhados para o IML , um inquérito policial foi instaurado e maiores informações poderão ser repassadas após a completa elucidação dos fatos”. As informações são do Blog de Roberto Araripina

 

Torres, telas, portas e revistas: ás 8 barreiras de segurança ultrapassadas por foragidos de Mossoró

Depen\ Divulgação

 A fuga histórica de um presídio federal exigiu dos presos, agora foragidos, a superação de pelo menos oito barreiras de segurança que deveriam ter evitado que eles conseguissem deixar a Penitenciária Federal de Mossoró.

As informações foram confirmadas por fontes que integram o sistema prisional brasileiro.

Barreiras superadas pelos presos:

  • Porta da cela;
  • Gaiola (2 portas);
  • Monitoramento de câmeras local;
  • Sala de Controle em Brasília;
  • Rondas e postos fixos de agentes;
  • Torres externas (4);
  • Tela dupla (10 metros);
  • Revista diária da cela.

O primeiro passo seria ultrapassar a porta da cela, que é trancada o dia todo, com exceção dos casos de deslocamento para o banho de sol e departamento médico, por exemplo.

Depois, os presos teriam que ultrapassar as duas portas de uma espécie de gaiola, que protege cada uma das alas. As alas têm 13 celas e os pavilhões quatro alas cada um.

A regra vale para todos os presídios federais. Desta forma, cada pavilhão tem 52 detentos.

Os presos ainda teriam que driblar a observação feita pelas câmeras de monitoramento que têm acompanhamento duplo:

  • um interno, no presídio
  • e outro por uma Sala de Controle em Brasília, na sede da Secretaria Nacional de Políticas Penais.

Há ainda as rondas e postos fixos de agentes dentro do presídio, monitorando in loco as movimentações.

Do lado de fora, os agentes também ficam posicionados em quatro torres, cada uma em um dos cantos do complexo penal.

Para escapar, os detentos teriam ainda que ter ultrapassado duas cercas altas de arame com concertinas (arame farpado) no topo.

Cortar o arame exigiria uma faca, estilete ou alicate, objetos que seriam descobertos na revista diária feita em todas as celas quando os detentos saem para o banho de sol.

“É preciso que seja feita uma apuração rigorosa porque existe uma possibilidade de ter o envolvimento de funcionários do presídio. Se não houver envolvimento, corrupção, é urgente que sejam revistos todos os protocolos de segurança de todos os presídios federais brasileiros”, avalia o especialista em segurança pública Rafael Alcadipani.

Deibson Cabral Nascimento, de 33 anos, e Rogério da Silva Mendonça, de 35, fugiram do presídio de segurança máxima às 3h17 da madrugada. Os dois são ligados ao Comando Vermelho – predominante no estado de origem deles, o Acre. CNN BRASIL

Influencer e design de sobrancelhas é encontrada morta em Afogados


 A influencer e design de sobrancelhas Nathália Medeiros foi encontrada morta agora a pouco onde morava, na Rua Augusto Cerquinha, em Afogados da Ingazeira.

Natural de Carnaíba, tinha cerca de 5 mil seguidores no Instagram.

Ainda não há detalhes das circunstâncias da morte. A Polícia Civil investiga o caso. Sabe-se apenas que foi encontrada sem vida no quintal de casa.

Em Afogados, tinha um estúdio de beleza, com especialização em design de sobrancelhas. Também dava dicas de empreendedorismo. As informações são do Nill Junior

Luto; Itapetim perde o médico Dr João Borges aos 69 anos de idade


 Faleceu por volta da meia-noite desta sexta-feira, 09/02, o renomado médico João Pereira Borges, carinhosamente chamado de doutor João. Ele tinha 69 anos e morreu após sofrer uma parada respiratória no Hospital São Francisco, em Patos, onde estava internado.

Com uma trajetória profissional de 44 anos dedicados à medicina, doutor João deixou um legado notável na área da saúde. Natural de Recife, mas radicado em Itapetim há quatro décadas, ele não apenas se estabeleceu como cidadão itapetinense, mas também fez história como médico do Hospital Municipal Maria Silva.

Especializado em cirurgia, doutor João realizou inúmeros partos cesarianos ao longo de sua carreira, sendo responsável por salvar inúmeras vidas na região. Sua dedicação incansável e seu profissionalismo exemplar renderam-lhe o reconhecimento e o carinho de seus pacientes e colegas de profissão.

O médico deixa esposa, quatro filhos e dois netos, além de uma legião de pacientes e amigos que o admiravam e respeitavam profundamente.

O prefeito Adelmo Moura decretou três dias de luto no município em homenagem ao doutor João.

Seu corpo está sendo velado na sua residência que fica localizada na Rua Paulino Soares, próximo ao Hospital; e o sepultamento será às 8h deste sábado, (10) no Cemitério Municipal Izabel Delfino, também em Itapetim.

O blog lamenta profundamente aos familiares e amigos pela perda do nosso querido DR joão Borges, um medico que nunca mediu esforços para ajudar a quem precisava. 

Por: João Paulo Pereira; Reporte do Sertão. 

Homem mata mulher e tira ‘selfie’ ao lado do corpo; veja pedido de socorro da vítima

Foto: rede Sociais 

Por MaisPB| Morta a facadas pelo companheiro na madrugada desta quinta-feira (17), em Itapororoca, no Litoral Norte da Paraíba, Daniele Vieira, de 34 anos, chegou a pedir socorro antes de ser atingida. De acordo com a Polícia Civil (PC), a vítima usou um aplicativo de mensagens para avisar à madrinha que o suspeito estaria tentando matá-la.

Segundo as investigações, Daniele estava em casa com o companheiro quando teria começado uma discussão. Na sequência, ele partiu para cima da vítima, que percebeu o comportamento e pediu socorro.

Nas mensagens, a vítima pedia ajuda dizendo explicitamente que o companheiro queria matá-la. A madrinha, no entanto, só teria conseguido visualizar o recado por volta das 7h da manhã, quando retornou o contato, mas a mulher já estava morta.

A informação foi dada pela madrinha de Daniela ao repórter Junior Lisboa, que registrou o depoimento da amiga da vítima em vídeo e contribuiu com a reportagem do Portal MaisPB.


Sintomas da dengue incluem febre, dor de cabeça e manchas; saiba tudo sobre a doença


 Brasil registrou mais que o triplo de casos de dengue nas primeiras quatro semanas de 2024 do que no mesmo período em 2023. Com o aumento de casos da doença, é importante conhecer os sintomas e entender como se prevenir. Os sintomas da dengue incluem febre, dor de cabeça e manchas pelo corpo. Veja que se sabe sobre a doença, os repelentes e a vacina.

Sintomas da dengue:
A dengue é uma doença febril aguda sistêmica causada por um vírus da família Flaviviridae. Entenda os sintomas principais.

Febre alta > 38°C; Dor no corpo e articulações; Dor atrás dos olhos; Mal estar; Falta de apetite;  Dor de cabeça;  Manchas vermelhas no corpo.

Como ocorre a transmissão da dengue?
O vírus é transmitido por meio da picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti, que também é vetor da febre amarela, da Chikungunya e da zika.

A contaminação ocorre quando um mosquito que se alimenta do sangue de uma pessoa com dengue é infectado pelo vírus e, então, transmite a doença ao picar outro ser humano. Não há transmissão pelo contato direto com um doente ou suas secreções, nem por fontes de água ou alimento. Mas já houve relatos de transmissão vertical de mãe para filho na gravidez.

Quais são os sorotipos da dengue?
Por ser causada por um flavivírus, a doença é considerada uma arbovirose. São conhecidos quatro sorotipos:

DEN-1; DEN-2; DEN-3; DEN-4.

Existe um quinto tipo (DEN-5) da dengue, mas ainda não foi registrado no Brasil. Apenas na Malásia, na Ásia, em 2007.

Primeiros sintomas da dengue
Os primeiros sintomas podem ocorrer de quatro a 10 dias após a picada do mosquito infectado. A doença pode se apresentar de forma benigna e sem sintomas, ou grave, dependendo de alguns fatores, como: o vírus envolvido, infecções anteriores pelo vírus da dengue e fatores individuais, como doenças crônicas (diabetes, asma brônquica e anemia falciforme).

De acordo com o médico e professor do Instituto de Medicina Social da Uerj Mario Dal Poz, os sintomas começam subitamente, podendo ocorrer febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e dores nas costas. Também podem surgir manchas vermelhas pelo corpo.

Quanto tempo dura a dengue?
A febre pode ser alta e durar cerca de cinco dias, com melhora progressiva dos sintomas em até 10 dias.

"Em alguns poucos pacientes, podem ocorrer hemorragias discretas na boca, na urina ou no nariz, mas as complicações são raras" explica o professor.

No entanto, é preciso estar atento aos casos graves. Como a dengue pode ser contraída mais de uma vez por uma mesma pessoa, devido aos quatro diferentes sorotipos de vírus, as chances de alguém desenvolver um quadro crítico são maiores.

Quem pode tomar a vacina contra dengue?
Inicialmente, a vacina será para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos. O público mais velho, por enquanto, não pode ser alvo da campanha já que a Qdenga foi aprovada pela Anvisa apenas para indivíduos de 4 a 60 anos. Além disso, o imunizante não pode ser ofertado à população geral devido à limitação de produção da farmacêutica Takeda.

De acordo com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, devido ao baixo quantitativo e ao público-alvo limitado, a vacinação "é um instrumento cujo o impacto não vamos ver agora". Trindade afirmou que o ministério está em contato com a farmacêutica e aguarda um aumento de escala de produção.

Ainda conforme o ministério, o impacto coletivo da vacinação começará a ser sentido pela população em torno de dois anos. A pasta espera também incluir no SUS um imunizante nacional contra a doença, em desenvolvimento pelo Instituto Butantan. A expectativa é que ela seja aprovada pela Anvisa em 2025 e inserida no SUS em 2026, segundo o diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), Eder Gatti.

Quando as vacinas estarão nos postos?
A primeira remessa de vacinas ainda precisa passar ainda pelo processo de liberação da Alfândega e da Anvisa para, depois, ser enviada para o Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS).

O ministério afirma aguardar a liberação da Anvisa e do INCQS para iniciar a distribuição. De acordo com o diretor do PNI, Eder Gatti, o processo leva de uma a duas semanas, "mas o ministério não tem governabilidade":

"Assim que estiver liberada, vamos começar a distribuição. No início de fevereiro esperamos começar, mas dependemos do procedimento."

Quando a dengue é considerada grave?
Todos os quatro sorotipos de dengue podem produzir formas assintomáticas, brandas e graves, incluindo fatais, aponta Dal Poz. Casos graves podem ocorrer logo na primeira infecção, mas são mais frequentes nas reincidências.

"Existe uma proporção de 20 a 50% das pessoas infectadas que têm a infecção subclínica, ou seja, são expostos à picada infectante do mosquito Aedes aegypti, mas não apresentam a doença clinicamente, embora fiquem imunes ao sorotipo com o qual se infectaram" esclarece Dal Poz. "A segunda infecção por qualquer sorotipo da dengue é predominantemente mais grave que a primeira, independentemente dos sorotipos e de sua sequência. No entanto, os sorotipos 2 e 3 são considerados mais virulentos'.

O médico diz que muitos pacientes infectados pela segunda vez não sabem que já haviam sido contaminados antes, já que eles podem não ter apresentado sintomas da primeira vez ou podem ter contraído uma forma branda, facilmente confundida com outras viroses febris. Por: folha de Pernambuco

Piso salarial dos professores de educação básica passa de R$ 4.420 para R$ 4.580, diz MEC


 Por JC|O Ministério da Educação (MEC) divulga no Diário Oficial da União (DOU) o valor do piso salarial profissional nacional do magistério público da educação básica a ser pago no exercício de 2024, que será de R$ 4.580,57. O novo piso representa um reajuste de 3,62% em relação ao valor do ano passado, fixado em R$ R$ 4.420,55.

A portaria do MEC, publicada em edição extra do Diário Oficial da quarta-feira (31), já está em vigor e tem com efeitos financeiros a partir de 1º de janeiro de 2024.

REAJUSTE ANUAL

O piso nacional da categoria, que é reajustado anualmente, sempre em janeiro, é o valor mínimo que deve ser pago aos professores do magistério público da educação básica, em início de carreira, para a jornada de, no máximo, 40 horas semanais. Previsto na Constituição Federal e na Lei de Diretrizes e Base da Educação (LDB), o piso foi regulamentado pela Lei 11.738/2008

Dengue: Centro de Operações de Emergência monitora casos para combater avanço da Dengue em Pernambuco

Por PE Notícias| O Ministério da Saúde instalou um Centro de Operações de Emergência (COE Dengue). O anúncio foi feito pela ministra Nísia Trindade durante a abertura da Comissão Intergestores Tripartite (CIT), em Brasília (DF), na última quinta-feira (1º).

Em meio ao aumento de casos de dengue no Brasil, o objetivo da força-tarefa é ampliar e agilizar a organização de estratégias de vigilância das arboviroses, transmitidas pelo Aedes aegypti. O Centro de Operações de Emergência, segundo informou o ministério, também vai monitorar casos de dengue em Pernambuco.

No Estado, segundo boletim com dados de Janeiro deste ano da Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE), o número de casos prováveis por dengue cresceu 57,5%, em relação ao registrado no mesmo período em 2023.

O Estado totaliza 512 casos prováveis de dengue (confirmações + registros em investigações), com taxa de incidência de 5,7 casos prováveis a cada 100 mil habitantes. Do total, 55 registros já tiveram confirmação de infecção pelo vírus da dengue.

A importância dos agentes de endemias no combate à dengue

O Aedes aegypti utiliza todo o tipo de recipiente capaz de acumular água para depositar seus ovos. Alguns são conhecidos: garrafas e embalagens descartáveis, latas, vasos de plantas, pneus e plásticos.

Mas há lugares que, muitas vezes, o mosquito utiliza para se reproduzir e que são desconhecidos das pessoas. É aí que entra o trabalho dos agentes de combate às endemias. Em Pernambuco, 5.195 agentes estão atuantes na força-tarefa contra a dengue.

“Esses profissionais que atuam na linha de frente de combate ao mosquito são treinados e capacitados para detectar riscos de vetores para os próprios residentes e para a comunidade. Eles orientam as famílias e visitam as casas uma a uma. Ninguém quer que a residência seja um local de risco. Por isso, é importante abrir as portas para esse serviço de proteção”, ressalta a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel.

Pessoas com doenças crônicas, gestantes, crianças menores de 2 anos e idosos acima de 65 anos são mais suscetíveis às complicações da Dengue, Chikungunya e Zika. Para esse grupo, os cuidados de combate ao mosquito devem ser redobrados:

  • manter a caixa d’água bem fechada;
  • guardar pneus em locais cobertos;
  • limpar bem as calhas de casa;
  • amarrar bem sacos de lixo;
  • não acumular entulho;
  • esvaziar garrafas PET, potes e vasos;
  • colocar areia nos vasos de planta.

 

Morre Carlos Pereira, ex-vereador e ex-vice-prefeito de Itapetim


 Faleceu na manhã desta sexta-feira (02), na cidade de Serra Talhada, o ex-vice-prefeito e ex-vereador de Itapetim, Carlos Agostinho Pereira. Ele tinha 86 e foi uma figura importante na política itapetinense.

Durante a gestão do prefeito Adelmo Moura, de 1993 a 1996, Carlos Agostinho desempenhou um papel crucial como vice-prefeito, contribuindo significativamente para o progresso e bem-estar de Itapetim e de São Vicente.

Ele também deixou sua marca como vereador do município. O prefeito Adelmo Moura emitiu uma nota de profundo pesar pela perda de seu grande amigo.

“É com profundo pesar que lamento informar o falecimento do meu grande amigo, ex-vice-prefeito e ex-vereador de Itapetim, Carlos Agostinho Pereira, ocorrido na manhã de hoje. Carlos Pereira desempenhou um papel crucial como meu vice-prefeito durante o meu mandato à frente do município de Itapetim, de 1993 a 1996. Sua dedicação incansável e comprometimento inabalável contribuíram significativamente para o progresso e bem-estar de Itapetim e São Vicente.

Carlos também foi um vereador exemplar, deixando sua marca na história de Itapetim com sua integridade e trabalho incansável em prol da população. Sua partida deixa um vazio irreparável não apenas na esfera política, mas também no âmbito das amizades pessoais.

Carlos Pereira era mais do que um colaborador leal; era um grande amigo, compartilhando alegrias e desafios ao longo de anos de convivência. Neste momento de tristeza e luto, expressamos nossas mais sinceras condolências à família enlutada. Que encontrem conforto na lembrança de sua vida dedicada ao serviço público e que o legado deixado por Carlos Agostinho Pereira perdure como fonte de inspiração para todos nós.

Que sua alma descanse em paz”, disse o prefeito em rede social.

O velório será realizado na Capela Santo Antônio, no Distrito de São Vicente, e o sepultamento acontece neste sábado, às 10h, no cemitério de São Vicente. Por João Paulo Pereira. Repórter do Sertão

Chacina em Custódia: homem mata e toca fogo na mulher e duas filhas

  Um crime bárbaro foi registrado em Custódia, no Sertão do Moxotó. Um homem ainda não identificado matou a mulher e duas filhas no Sítio Sa...