Dia Nacional da Caatinga: O Nordeste tem um dos biomas mais importantes do país

Foto: Alexandre Nunes

Nesta sexta-feira (28) é comemorado o Dia da Caatinga, vegetação sertaneja que tem seu nome originário do tupi-guarani, que significa “mata branca” por conta da aparência que adquire nas épocas de secas. É um bioma exclusivamente brasileiro e corresponde a 10% do território nacional.


O bioma é encontrado nos estados do Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, também no Maranhão e um pequeno trecho norte de Minas Gerais. As principais características são suas altas temperaturas (24º a 26º), o baixo índice pluviométrico, as árvores baixas com folhas pequenas, plantas com espinhos e muitos arbustos. 


A Caatinga tem uma biodiversidade bastante rica com 548 espécies diferentes de aves, 3200 espécies de plantas, sendo 1/3 delas encontradas somente neste bioma e 183 espécies de mamíferos.


Arquivo/Agência Brasil
"Ele tem uma riqueza espetacular, a gente encontra as cactáceas (cactos), mandacaru, xique-xique, coroa de frade e essas plantas só aqui na região", disse o biólogo Alexandre Nunes.



Alexandre Nunes ainda disse que a flora é composta por juazeiro, mandacaru, facheiro, xique-xique, catingueira-verdadeira e umbuzeiro, e na fauna podemos encontrar mocó, asa branca, gavião carcará, cachorro-do-mato e morcegos.

Via G1 Caruaru

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chacina em Custódia: homem mata e toca fogo na mulher e duas filhas

  Um crime bárbaro foi registrado em Custódia, no Sertão do Moxotó. Um homem ainda não identificado matou a mulher e duas filhas no Sítio Sa...