Prefeitura de São José do Egito decreta situação de emergência por estiagem


A Prefeitura de São José do Egito publicou o Decreto Municipal nº 003/2026, que declara Situação de Emergência no município em decorrência do prolongado período de estiagem. A medida foi assinada pelo prefeito Fredson Henrique de Oliveira Brito no dia 3 de fevereiro e tem como base o agravamento das condições climáticas observado entre janeiro e junho deste ano.

De acordo com o decreto, o município enfrenta um cenário de seca verde, fenômeno em que há aparência de vegetação, mas sem disponibilidade hídrica suficiente para garantir a agropecuária e o abastecimento humano e animal. O texto também considera que o segundo semestre é historicamente o período de maior agravamento da estiagem na região.

A decisão está alinhada ao Decreto Estadual nº 58.927/2025, que reconhece a situação de emergência em diversos municípios pernambucanos, incluindo São José do Egito, além do reconhecimento da gravidade da estiagem pelo Governo Federal, equiparando o cenário a condições de calamidade pública.

Com a declaração, ficam autorizadas ações emergenciais por parte da administração municipal, incluindo a mobilização de órgãos públicos e a possibilidade de contratações e aquisições necessárias para atendimento à população afetada. O decreto tem vigência de 180 dias, podendo ser prorrogado enquanto persistirem oficialmente as condições que motivaram a medida.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dois acidentes deixam vítimas em estado grave na região de Cajazeiras

  Dois acidentes registrados na tarde deste sábado (20) na região de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, deixaram vítimas em estado grave. As ...