O dia em que um cangaceiro foi morto em São Vicente-Itapetim-PE


 O cangaço foi um fenômeno social que ocorreu no sertão nordestino entre o final do século XIX e meados do século XX. Caracterizou-se por grupos armados que percorriam o interior do Brasil, especialmente na região Nordeste, desafiando autoridades, cometendo crimes e, em alguns casos, sendo vistos como justiceiros pelo povo sertanejo.

Itapetim não passou imune ao ataque de cangaceiros. Em março de 1926, um cangaceiro foi morto em São Vicente por cidadãos do local.
O fato foi registrado num antigo livro da Delegacia de São José do Egito.
O texto literal diz o seguinte:

Delegacia de Polícia do Município de S. José do Egypto
25 de março de 1926.
Na parte,
9-9-1926
Exmo. Sr. Desembargador Chefe de Polícia do Estado
Comunico a V. Exa. que no dia 15 do corrente, ás 17 horas, na villa de “S. Vicente Ferreira”, deste município, os indivíduos de nomes Manuel Caetano, Severino Caetano e Napumoceno Caetano, assassinaram a tiros de pistola e faca de pontas ao indivíduo João Guedes da Silva, em suas próprias defezas, por ser o assassinado famigerado cangaceiro e inimigo rancoroso dos mesmos assassinos, que antes do desfecho da lucta, haviam sido agredidos pelo môrto, que durante a sua vida foi um verdadeiro faccinora.
Contra o facto criminoso prossegui nas diligencias da lei.
Os criminosos lograram evadir-se, após á prática do delicto. Saúde e fraternidade.

Fonte: Blog Repórter do Sertão
Por: Hesdras Souto 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Prefeitos da região destacam balanço dos primeiros 100 dias de gestão

  Com o marco dos 100 primeiros dias de mandato se aproximando, no próximo dia 10, prefeitos da região têm ocupado espaço na imprensa para a...