Após 50 dias de buscas fugitivos da penitenciária de Mossoró são recapturados

Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal anunciou nesta quinta-feira, 4, a recaptura dos dois fugitivos que haviam escapado da Penitenciária Federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte. Eles foram encontrados na cidade de Marabá, no estado do Pará. 

Em nota, a Polícia Federal informou:

Na tarde desta quinta-feira, 4, em uma ação conjunta das polícias Federal e Rodoviária Federal, foram presos, em Marabá (PA), os foragidos do Sistema Penitenciário Federal Rogério Mendonça e Deibson Nascimento.”

Após 50 dias de intensa busca, Rogério da Silva Mendonça, de 35 anos, e Deibson Cabral Nascimento, de 33 anos, foram encontrados e detidos. De acordo com informações da Globo, a dupla será transferida de volta para Mossoró.

A recaptura dos fugitivos envolveu uma força-tarefa composta por autoridades locais e federais, como a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Civil e Polícia Militar do estado. A Força Nacional também foi acionada para auxiliar na operação, mas se retirou da força-tarefa em 30 de março após 46 dias de busca. A partir desse momento, as buscas passaram a ser focadas em ações de inteligência, de acordo com o Ministério da Justiça.

Segundo um levantamento da GloboNews, a operação envolvendo as forças federais teve um custo total de R$ 2,1 milhões aos cofres públicos. Dessa quantia, R$ 497.812 foram destinados à Polícia Federal, R$ 372.218,62 para a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) e R$ 1.245.549 para a Força Nacional.

Os dois presos, originários do Acre, estavam na unidade desde setembro de 2023 e eram membros da facção criminosa Comando Vermelho. A fuga ocorreu no dia 14 de fevereiro, quando os detentos abriram um buraco atrás de uma luminária e cortaram duas cercas de arame utilizando ferramentas provenientes de uma obra em andamento no local.

Esta foi a primeira fuga registrada na história do sistema penitenciário federal, que engloba penitenciárias em Brasília (DF), Catanduvas (PR), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO). A segurança dessas unidades tem sido alvo de atenção especial por parte das autoridades, visando evitar a ocorrência de novas fugas.  

 Por: Gustavo Roque/ Antagonista 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dois acidentes deixam vítimas em estado grave na região de Cajazeiras

  Dois acidentes registrados na tarde deste sábado (20) na região de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, deixaram vítimas em estado grave. As ...