Com mais de 50 anos de vida pública, Jarbas Vasconcelos anuncia aposentadoria e renúncia ao cargo de senador

Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

 G1|O senador licenciado Jarbas Vasconcelos (MDB) anunciou nesta terça-feira (5) que vai se aposentar da vida política. Por meio de comunicado enviado à imprensa, o político pernambucano disse que formalizou junto ao Senado a renúncia do cargo. Com isso, assume definitivamente Fernando Dueire (MDB), que já exerce o cargo desde dezembro de 2022.

Com 81 anos de idade e mais de 50 anos de vida pública, Jarbas se afastou do Senado em dezembro de 2022, para um tratamento de saúde. Este é o quinto ano de mandato, Já que ele foi eleito em 2018, junto com Humberto Costa (PT).

"Durante e após os meus mandatos, sempre saí de cabeça erguida, certo de que, com erros e acertos, fiz o que pensava ser melhor para o povo. Chegar aos 81 anos, tendo 50 deles na vida pública, poder andar nas ruas e contar com o olhar respeitoso do cidadão e dos pares é, para mim, motivo de altivez e de que fiz o meu melhor", disse Jarbas.



Jarbas de Andrade Vasconcelos foi um dos fundadores do MDB, partido pelo qual foi eleito deputado estadual entre 1971 e 1975. Depois, exerceu o cargo de deputado federal entre 1975 e 1979 e entre 1983 e 1985.


Nas primeiras eleições do país após a redemocratização do Brasil, foi eleito prefeito do Recife, cargo que ocupou por dois mandatos: entre 1986 e 1988 e 1993 e 1996. Também foi governador de Pernambuco por dois mandatos, entre 1999 e 2006.


Voltou ao Congresso Nacional como senador, entre 2007 e 2015. Na sequência, foi eleito deputado federal, entre 2015 e 2018. Em 2019, iniciou o atual mandato como senador.


Também por meio de pronunciamento, o senador que substitui Jarbas Vasconcelos, Fernando Dueire, disse que recebeu a notícia da aposentadoria "com um sentimento renovado de responsabilidade" e disse, também, que vai seguir atuando no Senado "tendo seus ensinamentos como bússola e sua trajetória como inspiração".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dois acidentes deixam vítimas em estado grave na região de Cajazeiras

  Dois acidentes registrados na tarde deste sábado (20) na região de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, deixaram vítimas em estado grave. As ...