Governo de Pernambuco retira 200 ônibus da operação na Região Metropolitana do Recife e passageiro sofre


 Por PE notíciasO mesmo governo de Pernambuco que acaba de enviar para o legislativo um pacote de medidas que estimulam o uso do carro e da motocicleta – propondo a isenção do IPVA para mototaxistas e a redução do tributo para toda a frota de veículos de Pernambuco, que compreende 3,5 milhões de unidades -, está reduzindo a frota de ônibus da Região Metropolitana do Recife.

Desde o início de 2023, já são 200 coletivos a menos para atender aos mais de 2 milhões de passageiros que usam o Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR (STPP). Se o comparativo for em relação a 2019, antes da pandemia de covid-19, são 300 ônibus a menos, o que amplia os intervalos e faz com que os veículos circulem cada vez mais cheios, gerando ainda mais desconforto para os passageiros.

As reduções estão sendo feitas a partir das programações de férias, quando todo passageiro sabe que há uma redução dos coletivos nas ruas. Mas, historicamente, essa redução era recomposta com o fim das férias. Não está sendo mais. Desde janeiro, com a nova gestão da governadora Raquel Lyra (PSDB), a recomposição da frota deixou de ser integral.

Em novembro de 2019, o sistema operava com uma frota de 2.459 coletivos no Grande Recife. Em novembro de 2022, eram 2.326. E, agora, em agosto de 2023, estão em operação apenas 2.132.

A Coluna Mobilidade tentou conversar com o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), órgão estadual gestor do sistema de ônibus na RMR, mas não obteve retorno até agora. O que se sabe, extraoficialmente, é que a redução está sendo feita para diminuir a quantia de subsídio público que o governo do Estado vem injetando no sistema, ano a ano, e que está estimada em R$ 400 milhões para 2023.

A solução de redução, inclusive, tem sido provocada porque o Estado busca equilibrar a conta entre receita e despesa do sistema. Essa conta não fecha desde a crise sanitária de Covid-19 porque o número de passageiros segue em 80% do pré-pandemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Chacina em Custódia: homem mata e toca fogo na mulher e duas filhas

  Um crime bárbaro foi registrado em Custódia, no Sertão do Moxotó. Um homem ainda não identificado matou a mulher e duas filhas no Sítio Sa...