Governo de Pernambuco retira 200 ônibus da operação na Região Metropolitana do Recife e passageiro sofre


 Por PE notíciasO mesmo governo de Pernambuco que acaba de enviar para o legislativo um pacote de medidas que estimulam o uso do carro e da motocicleta – propondo a isenção do IPVA para mototaxistas e a redução do tributo para toda a frota de veículos de Pernambuco, que compreende 3,5 milhões de unidades -, está reduzindo a frota de ônibus da Região Metropolitana do Recife.

Desde o início de 2023, já são 200 coletivos a menos para atender aos mais de 2 milhões de passageiros que usam o Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR (STPP). Se o comparativo for em relação a 2019, antes da pandemia de covid-19, são 300 ônibus a menos, o que amplia os intervalos e faz com que os veículos circulem cada vez mais cheios, gerando ainda mais desconforto para os passageiros.

As reduções estão sendo feitas a partir das programações de férias, quando todo passageiro sabe que há uma redução dos coletivos nas ruas. Mas, historicamente, essa redução era recomposta com o fim das férias. Não está sendo mais. Desde janeiro, com a nova gestão da governadora Raquel Lyra (PSDB), a recomposição da frota deixou de ser integral.

Em novembro de 2019, o sistema operava com uma frota de 2.459 coletivos no Grande Recife. Em novembro de 2022, eram 2.326. E, agora, em agosto de 2023, estão em operação apenas 2.132.

A Coluna Mobilidade tentou conversar com o Grande Recife Consórcio de Transporte Metropolitano (CTM), órgão estadual gestor do sistema de ônibus na RMR, mas não obteve retorno até agora. O que se sabe, extraoficialmente, é que a redução está sendo feita para diminuir a quantia de subsídio público que o governo do Estado vem injetando no sistema, ano a ano, e que está estimada em R$ 400 milhões para 2023.

A solução de redução, inclusive, tem sido provocada porque o Estado busca equilibrar a conta entre receita e despesa do sistema. Essa conta não fecha desde a crise sanitária de Covid-19 porque o número de passageiros segue em 80% do pré-pandemia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Dois acidentes deixam vítimas em estado grave na região de Cajazeiras

  Dois acidentes registrados na tarde deste sábado (20) na região de Cajazeiras, no Sertão da Paraíba, deixaram vítimas em estado grave. As ...